2

Com Ana Patrícia e Rebecca fora, Brasil repete Pequim e fica sem medalha

País tem pior campanha no vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos

02/08/2021 23:42 / atualizado em 03/08/2021 00:06
compartilhe
Ana Patrícia e Rebecca param nas suíças, e Brasil fica fora da briga por medalha em Tóquio
foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

Ana Patrícia e Rebecca param nas suíças, e Brasil fica fora da briga por medalha em Tóquio


Com a queda de Ana Patrícia e Rebecca para as suíças Vergé-Dépré e Heidrich, por 2 sets a 1 (21/19, 18/21 e 15/12), nesta segunda-feira (horário brasileiro), nas quartas de final, o Brasil ficou fora da disputa por medalhas no vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país repetiu o desempenho de Pequim'2008, quando teve as duplas eliminadas de forma precoce e não chegou ao pódio. 

A primeira eliminação no vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi com as favoritas Ágatha e Duda. Elas perderam para as alemãs Laura Ludwig (campeã olímpica no Rio Janeiro em 2016) e Margareta Kozuch, por 2 sets a 1, neste domingo, e caíram nas oitavas de final. As parciais foram de 21/19, 19/21 e 16/14.

A esperança ficou com Ana Patrícia e Rebecca, que fizeram um jogo muito equilibrado, mas pagaram pelos erros e acabaram eliminadas diante das suíças. As brasileiras saíram atrás, buscaram a reação e empataram em sets. No desempate, não conseguiram virar o placar e perderam por 2 a 1, deixando o Brasil sem representantes na disputa do pódio em Tóquio. 

Favoritas, Ágatha e Duda pararam nas alemãs e caíram nas oitavas de final
foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

Favoritas, Ágatha e Duda pararam nas alemãs e caíram nas oitavas de final



Até então, a única vez que o Brasi não teve representantes no pódio no torneio feminino do vôlei de praia foi nos Jogos de Pequim, na China. Na ocasião, as americanas Kerri Walsh e Misty May faturaram o ouro (o segundo dos três consecutivos na Olimpíada), enquanto as chinesas Tian Jia e Wang Jie ficaram com a prata. Na disputa do bronze, Xue Chen e Zhang Xi bateram Talita e Renata por 2 a 0. 

Com a eliminação precoce no feminino em Tóquio, o Brasil teve a pior participação no torneio de vôlei de praia em Olimpíada, já que não poderá brigar pelo pódio. Desde que a modalidade foi efetivada no calendário olímpico e valeu medalhas, em 1996, em Atlanta (EUA), as brasileiras conquistaram um ouro, quatro pratas e dois bronzes. 

Confira os medalhistas brasileiros no vôlei de praia feminino na Olimpíada

Atlanta (1996)

Jaqueline e Sandra Pires - ouro
Mônica Rodrigues e Adriana Samuel - prata

Sydney (2000)

Adriana Behar e Shelda - prata
Adriana Samuel e Sandra Pires - bronze

Atenas (2004)

Adriana Behar e Shelda - prata

Londres (2012)

Juliana Silva e Larissa França - bronze

Rio de Janeiro (2016)

Ágatha e Bárbara Seixas - prata


Compartilhe