2

Ex-técnicos de Cruzeiro e Minas se destacam no vôlei nos Jogos em Tóquio

Stefano Lavari e Marcelo Mendez levaram Coreia do Sul e Argentina, respectivamente, a disputar medalha olímpica no Japão

05/08/2021 20:07 / atualizado em 05/08/2021 20:36
compartilhe
Marcelo Mendez vibra com a Argentina: campanha de destaque e disputa pelo bronze com o Brasil
foto: Yuri Cortez/AFP

Marcelo Mendez vibra com a Argentina: campanha de destaque e disputa pelo bronze com o Brasil


Surpresas no torneio de vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Coreia do Sul, no feminino, e Argentina, no masculino, têm comandantes bem conhecidos do público mineiro e que marcaram época no esporte no estado. O italiano Stefano Lavarini, ex-Minas, e Marcelo Mendez, que foi multicampeão no Cruzeiro e assumiu a Seleção da Argentina, levaram as duas equipes a disputar medalha no Japão. 

No feminino, Stefano Lavarini tenta levar a Coreia do Sul à final olímpica, algo inédito para o país. Para isso, no entanto, o italiano e suas comandadas terão que passar pelo Brasil, nas semifinais. O jogo que vale vaga na briga pelo ouro será nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília).

No masculino, Marcelo Mendez ainda estava no Cruzeiro quando aceitou o convite para ser treinador da Argentina, em 2018. E o trabalho surtiu efeito, já que, depois de deixar o clube celeste, após frustrante eliminação nas quartas de final da Superliga passada, ele conseguiu surpreendente campanha com a alviceleste, que chegou até as semifinais e caiu diante da França, por 3 sets a 0. 

A disputa pelo bronze entre Brasil e Argentina será na madrugada de sábado (no Brasil), à 01h30 (de Brasília), na Ariake Arena. A final será no mesmo dia, às 9h (de Brasília), entre Comitê Olímpico Russo e França. 

A Argentina, a exemplo da Coreia do Sul, não era vista como favorita ao pódio. No masculino, as apostas estavam em forças como Brasil, Comitê Olímpico da Rússia, Estados Unidos, Itália e França. No feminino, Estados Unidos, Sérvia, Itália e Brasil eram os destaques na lista de candidatos. 

Enquanto as sul-coreanas tentarão desbancar o Brasil na semifinal, a Argentina também terá pela frente a Seleção Brasileira, só que na disputa pelo bronze. Os alvicelestes buscam repetir a façanha de 1984, em Los Angeles, quando subiram ao pódio em terceiro lugar. Nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, os 'hermanos' terminaram em quinto. 

Os dois treinadores já tiveram um primeiro encontro com o Brasil, em confrontos pela primeira fase na Olimpíada em Tóquio. No feminino, a Coreia do Sul foi batida pela Seleção Brasileira por 3 a 0, na estreia. A Argentina deu bem mais trabalho ao time verde-amarelo, comandado por Renan Dal Zotto, e vendeu caro o revés no tie-break, depois de abrir 2 a 0. 

Stefano Lavarini é o comandante da Coreia do Sul, que encara o Brasil na semifinal em Tóquio
foto: AFP

Stefano Lavarini é o comandante da Coreia do Sul, que encara o Brasil na semifinal em Tóquio



Histórico em Minas Gerais


Marcelo Mendez, de 57 anos, foi um dos principais nomes do Cruzeiro no poderoso time que dominou o voleibol brasileiro na última década. Com o argentino no comando (desde 2009), os estrelados conquistaram nada menos que 39 taças: foram três títulos do Mundial de Clubes, seis da Superliga, seis da Copa Brasil, sete do Sul-Americano de Clubes, 11 do Campeonato Mineiro, entre outros. 

Marcelo Mendez fechou os 12 anos de parceria em março de 2021, depois de surpreendente eliminação diante da 'zebra' Itapetininga, nas quartas de final da Superliga. Ele não renovou o contrato com o Cruzeiro e passou a se dedicar integralmente à Seleção Argentina, visando aos Jogos Olímpicos. 

Stefano Lavarini comandou o Minas entre 2017 e 2019, e contribuiu de forma decisiva para o clube recuperar o prestígio em nível nacional e também no exterior. O italiano foi campeão da Superliga 2018/19, da Copa Brasil, em 2019, e do Sul-Americano de Clubes, em 2018 e 2019. 

O sucesso de Stefano Lavarini, de 42 anos, resultou em propostas para dirigir a Coreia do Sul, justamente visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O treinador foi seduzido pela oferta e aceitou o convite, assumindo a seleção oriental em 2019. Ele também ocupou o cargo em equipes da Itália como UYBA Volley e L'Agil Volley. No país natal, o comandante foi campeão nacional com o Bergamo, em 2010-11010-11

Compartilhe