2

Daniel Dias conclui história paralímpica: 'Gravei na memória cada segundo'

Maior atleta paralímpico da história do Brasil se aposentou após disputar suas últimas provas da natação em Tóquio

03/09/2021 21:46 / atualizado em 03/09/2021 22:43
compartilhe
Daniel Dias, maior atleta paralímpico da história do Brasil, em coletiva após provas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio
foto: Rogério Capela / CPB

Daniel Dias, maior atleta paralímpico da história do Brasil, em coletiva após provas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio


 
Daniel Dias encerra sua carreira esportiva nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com aperto no coração. O nadador já havia anunciado que iria se aposentar assim que concluísse sua última prova, aos 33 anos. No dia 1° de setembro, ele disputou a final dos 50m livre, a qual encerrou na quarta colocação.



O brasileiro é o maior medalhista da natação, com 27 medalhas em participações paralímpicas, 14 ouros, sete pratas e quatro bronzes, sendo o maior atleta paralímpico da história do país. Em Tóquio, Dias faturou três bronzes: nos 200m livre, nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto. 

Daniel foi convidado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no próximo domingo, às 8h (de Brasília). “Estou extremamente feliz e honrado. É uma linda forma de encerrar o meu ciclo como atleta e carregar a bandeira resume muito a minha gratidão”, publicou o atleta. 



Está será a terceira vez que Daniel Dias carregará a bandeira brasileira durante uma cerimônia de Jogos Paralímpicos. Ele foi porta-bandeira no encerramento da Paralimpíada de Pequim, em 2008, e na abertura dos Jogos de Londres, em 2012.





Compartilhe