None

TIME DOS SONHOS

Time dos Sonhos: jornalista Paulo Vinícius Coelho elege seleção de todos os tempos

Comentarista esportivo queria escolher quatro times dos sonhos, mas elegeu o principal

postado em 21/01/2014 07:00 / atualizado em 21/01/2014 11:31

Sílvia Volpini /Superesportes

Divulgação/ESPN Brasil

Desde que foi inaugurada, em outubro de 2013, a seção Time dos Sonhos já entrevistou 10 personalidades ligadas ao futebol brasileiro, que elegeram, segundo critérios próprios, a melhor seleção de todos os tempos. Desta vez, quem topou o desafio de escalar sua equipe ideal não se sagrou pela habilidade com a bola nos pés, mas pela notável aptidão em analisar e guardar fatos e números relacionados ao esporte mais popular do país.

O jornalista Paulo Vinícius Coelho, conhecido como PVC, trabalha na editoria de esportes há mais de 20 anos e, desde 2000, atua como comentarista dos canais ESPN. Segundo ele mesmo descreve no perfil de seu blog, “tem mais tempo de profissão do que tinha de vida, quando começou a trabalhar”. É reconhecido pelas meticulosas avaliações táticas e pelo arsenal enciclopédico do qual dispõe para embasar suas análises.

PVC aceitou de pronto o convite para escalar seu time ideal. Pediu algumas horas para pensar e chegou à conclusão de que não ficaria satisfeito com apenas uma equipe. “O certo seria que eu montasse quatro seleções: uma com jogadores que eu vi jogar, uma com jogadores sobre os quais eu li, uma Seleção Brasileira de jogadores que eu vi jogar e uma Seleção Brasileira com jogadores sobre os quais eu apenas li”.

Porém, entre os quatro times idealizados, o jornalista apontou um em especial. “De todos eles, o meu predileto é este, formado por jogadores que eu não vi jogar, mas que são mitos da história das Copas do Mundo. Se eu fosse optar por jogadores que vi, certamente haveria o Ronaldo, o Romário, mas preferi separar o que é mito do que está na minha memória afetiva e também da realidade absoluta. Com esse time, tento contemplar o que a história do futebol nos mostrou”. O time dos sonhos do jornalista Paulo Vinícius Coelho você confere abaixo:

Sepp Maier - Goleiro do Bayern de Munique e da Seleção Alemã nos anos 70. Conquistou a Copa do Mundo de 74, o Mundial de Clubes de 76, três Liga dos Campeões da Europa, quatro Campeonatos Alemães, quatro Copas da Alemanha, uma Eurocopa e uma Recopa Europeia.



Djalma Santos - Lateral-direito, bicampeão com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962. Foi ídolo no Palmeiras, onde foi campeão brasileiro três vezes. Considerado pela Fifa, em 1997 e 2000, o maior lateral-direito de todos os tempos. Segundo o cronista Nelson Rodrigues, 'Djalma Santos põe, no seu arremesso lateral, toda a paixão de um Cristo Negro'.


Bobby Moore - Zagueiro, capitão da Inglaterra na conquista da Copa do Mundo de 1966. Em 2004, foi eleito o melhor jogador do seu país dos últimos 50 anos, em premiação realizada pela UEFA, em comemoração ao cinquentenário da entidade.



Franz Beckenbauer - Líbero, capitão do título alemão da Copa do Mundo de 74. Foi eleito duas vezes o melhor jogador da Europa e três vezes o melhor da Alemanha. Campeão da Eurocopa, Mundial de Clubes e tricampeão da Liga dos Campeões da Europa, pelo Bayern, além de quatro vezes campeão alemão e da Copa da Alemanha.


Nilton Santos - Lateral-esquerdo campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962 e vice de 1950. Em 2000, foi eleito pela Fifa o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos. Inovou em seu tempo arriscando subidas ao ataque e utilizando sua versatilidade ao defender e atacar.



Didi - Meio-campista, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira e eleito o melhor jogador da Copa de 1958. Atuou a maior parte da carreira com a camisa do Fluminense, mas também teve passagens por Botafogo e Real Madrid, onde conquistou a Taça dos Campeoões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA) em 1959/1960. Integrou o Time das Estrelas das Copas de 1958 e 1962.

Puskás - Líder da Seleção Húngara que ficou invicta por quatro anos, ganhando o ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e sendo vice-campeã da Copa de 1954, embora tenha sido considerada, por muitos, a melhor equipe da competição. Puskás marcou 84 gols em 85 jogos pelo seu país. De acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o jogador deixou sua marca 512 vezes em 528 partidas na carreira.

Garrincha - Considerado o maior driblador da história do futebol, o ex-ponta foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira e colecionou títulos com a camisa do Botafogo. Ganhou a Bola de Ouro da Copa do Mundo de 1962 e foi considerado o segundo maior jogador brasileiro do século XX pela IFFHS.



Cruyff - Meio-campista holandês, tricampeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Ajax e campeão mundial pelo mesmo clube. Também teve passagens destacadas pelo Barcelona e Seleção Holandesa. Foi eleito três vezes o melhor jogador da Europa pela revista France Football.

 

 

Pelé - Meio-campista, considerado o maior jogador da história do futebol e eleito Atleta do Século, em 1981 pela revista L'Equipe. Foi tricampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira (1958, 1962 e 1970) e é o maior artilheiro do time canarinho. Pelo Santos, conquistou seis Brasileiros, duas Libertadores, além de dois Mundiais de Clubes. Em sua carreira, marcou 1281 gols em 1363 partidas.

Maradona - Meia-atacante argentino, campeão da Copa do Mundo de 1986 e eleito pela Fifa o melhor atleta da competição. É considerado por muitos amantes do futebol o melhor jogador de todos os tempos, acima de Pelé. Atuou por Boca Juniors, Barcelona e Napoli e ganhou diversos prêmios de melhor jogador do mundo nos anos 80.


Rinus Michels - Treinador inventor do Carrossel Holandês dos anos 70, vice-campeão da Copa do Mundo em 1974, e vencedor da Eurocopa de 1988. Ganhou seis Campeonatos Holandeses, uma Liga dos Campeões da Europa e três Copas dos Países Baixos pelo Ajax, um Espanhol e uma Copa da Espanha pelo Barcelona. Em 1999, foi eleito pela Fifa o “treinador do século”.

Tags: time dos sonhos pvc paulo vinicius coelho seleção todos os tempos