TROFÉU TELÊ SANTANA

Mineirão receberá 19º edição do Troféu Telê Santana

Votação começa nesta quinta-feira e vai até 11 de fevereiro

postado em 29/01/2020 20:19 / atualizado em 29/01/2020 20:44

(Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O Troféu Telê Santana entra na 19º edição e, pela quinta vez consecutiva, terá como palco o Mineirão. A festa do futebol mineiro vai homenagear os jogadores que brilharam nos campeonatos disputados na temporada de 2019. A cerimônia de entrega do troféu será em 18 de fevereiro e os ganhadores só serão revelados no evento, reservado a convidados. O Portal Uai fará a transmissão ao vivo do evento pelo site alterosa.com.br/trofeutele.

(Foto: Minas Arena/divulgação)


Os candidatos foram escolhidos a partir dos votos da crônica esportiva dos Diários Associados. Serão premiadas 13 categorias, entre elas goleiro, atacante e jogador revelação. Ao todo, vão ser entregues 17 troféus, sendo que nas categorias zagueiros, meias, volantes e atacantes serão dois jogadores de cada posição. 

Há também as categorias melhor técnico, goleador do ano, fair play e destaque nacional, premiadas de acordo com a indicação da crônica e que já tem os ganhadores conhecidos. Felipe Conceição, que nesta semana trocou o América pelo Bragantino, foi escolhido melhor treinador. O goleador de 2019 foi o atacante Fred, do Cruzeiro, que marcou 21 gols em 54 jogos. O troféu de Fair Play vai ser uma homenagem a Dona Salomé, torcedora símbolo do Cruzeiro e que morreu em 10 de dezembro. Como Destaque Nacional será premiada a equipe feminina de vôlei do Minas Tênis Clube, campeã da Superliga, da Copa Do Brasil e do Campeonato Sul-Americano.

A votação começa nesta quinta-feira e vai até 11 de fevereiro, pelo site oficial (alterosa.com.br/trofeutele) ou pelo telefone, que será informado ao vivo no Alterosa Esporte diariamente – neste caso, a cada dia será disponibilizada a eleição de uma categoria e os números vão variando de acordo com a posição a ser votada. É possível votar quantas vezes quiser para eleger a seleção Telê Santana da temporada.

Apresentadores e torcida

A cerimônia de premiação será apresentada por Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães e reunirá atletas, dirigentes, autoridades esportivas, políticos, empresários e imprensa, entre outros convidados. A premiação é uma realização da TV Alterosa e do Alterosa Esporte, com promoção do Supereseportes/Portal Uai e patrocínio da Amoeba.

Para levar a torcida à cerimônia, a Amoeba realizará uma ação especial, premiando torcedores mirins com a ida ao evento. Cada pequeno torcedor terá direito a um acompanhante, e, além de assistir à premiação, eles poderão ver os ídolos de perto. Para concorrer, os pais devem ligar para os telefones divulgados durante o programa Alterosa Esporte (exibição de segunda a sexta, a partir das 11h45, na TV Alterosa) e se inscrever. Os ganhadores serão escolhidos por meio de sorteio e divulgados ao vivo no programa.

Indicados da 19º edição

Voto popular

Goleiro
Fábio (Cruzeiro)
Airton (América)
Cleiton (Atlético)

Lateral-direito
Orejuela (Cruzeiro)
Patric (Atlético)

Zagueiros
Cacá (Cruzeiro)
Léo (Cruzeiro)
Igor Rabello (Atlético)
Lucas Kal (América)
Ricardo Silva (América)

Lateral-esquerdo
João Paulo (América)
Fábio Santos (Atlético)

Volantes
Jair (Atlético)
Éderson (Cruzeiro)
Juninho (América)
José Ricardo (América)

Meias
Cazares (Atlético)
Vinícius (Atlético)
Rodriguinho (Cruzeiro)
Matheusinho (América)

Atacantes
Fred (Cruzeiro)
Otero (Atlético)
Marquinho (Atlético)
Júnior Viçosa (América)

Revelação
Marquinho (Atlético)
Cacá (Cruzeiro)
Flávio (América)

Destaque Do Interior
Coimbra (campeão mineiro do módulo II)
Pouso Alegre (Campeão Mineiro Da Segunda Divisão)
Categorias votadas pela crônica esportiva

Melhor Técnico
Felipe Conceição (América)
Performance no Campeonato Brasileiro - Série B

Goleador do ano
Fred (Cruzeiro)
21 Gols em 54 Jogos

Fair Play
Dona Salomé
Torcedora-símbolo do Cruzeiro, falecida em 10 de dezembro de 2019

Destaque Nacional
Minas Tênis Clube – Vôlei Feminino
Campeão Da Superliga, Copa Do Brasil e Sul-Americano

Troféu Telê Santana

A premiação é uma homenagem ao Mestre Telê Santana, um dos mais importantes treinadores e jogadores do futebol brasileiro. Mineiro de coração e nascimento, Telê Santana nasceu em Itabirito (MG), e comandou oito clubes, como Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro e também a Seleção Brasileira. Ao longo da carreira, acumulou mais de 22 títulos, incluindo Campeonato Brasileiro e Libertadores da América. Telê faleceu em 2006, em Belo horizonte, onde viveu até o fim da vida.

O Troféu Telê Santana foi idealizado pelo programa Alterosa Esporte e desde 2001 premia os jogadores que se destacaram no futebol mineiro.

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg trofeutele seriea