Esporte na TV
None

ESPORTE NA TV

Ex-dono do Orlando City sobre Cruzeiro: 'Se tivesse dono não estaria assim'

Flávio Augusto participou do Bola da Vez, da ESPN, e comentou o momento delicado pelo qual o Cruzeiro passa desde 2019, ano do rebaixamento

postado em 21/05/2021 17:55

(Foto: ESPN/divulgação)
O empresário Flávio Augusto é o convidado desta semana do programa Bola da Vez, da ESPN. Ex-proprietário do Orlando City, da MLS, ele falou sobre a situação do Cruzeiro e disse que o clube poderia estar melhor se tivesse um dono.

O Cruzeiro foi rebaixado à Série B em 2019, na gestão de Wagner Pires de Sá e na qual também tinham voz ativa Itair Machado, ex-vice-presidente de futebol, e Sérgio Nonato, então diretor-geral. Todos deixaram o cargo naquele mesmo ano após uma série de denúncias de crimes cometidos durante aquela administração. 

No programa, ao ser perguntado sobre a situação do Cruzeiro, Flávio Augusto comentou o fator que poderia ser essencial para que o clube mineiro não chegasse a este ponto.

“Se o Cruzeiro tivesse dono (já naquela época), não estaria nessa situação. Se chegasse a uma situação parecida com essa, ele (dono) venderia para uma pessoa que chegaria lá com grana”, comentou.

Clube-empresa

A meta do Cruzeiro é se tornar o primeiro clube-empresa do Brasil com as especificidades da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal. 

Com os estudos internos avançados, o Cruzeiro aguarda a aprovação do Projeto de Lei 5516, apresentado em 2019 pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), hoje presidente do Congresso Nacional. No fim de abril, o parlamentar projetou que o tema estará em votação ainda no mês de maio. Se validado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O projeto prevê que as equipes poderão se converter em SAFs, ou criar uma SAF como subsidiária, com os ativos relacionados ao futebol. Com a proposta do clube-empresa, pessoas físicas, empresas e fundos de investimentos poderão participar da gestão dos times.

“O Cruzeiro, certamente, até pelo nosso Estatuto, na SA do Futebol o clube continuará sendo sócio de pelo menos 51%. É óbvio que vamos manter o nome, as cores, em respeito à nossa tradição. Cada um que adotar esse modelo vai ter que saber como lidar com sua torcida”, explicou o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, em entrevista recente à TV Senado.

Quando será exibido na TV?

O programa apresentado por André Plihal, com participações de Erich Beting e Gustavo Zupak, vai ao ar na ESPN Brasil às 21h deste sábado. 

Flávio ficou conhecido por ser fundador da escola de idiomas Wise Up. Em 2013, ele comprou o Orlando City. À época, a franquia havia sido aceita para integrar a primeira divisão do país norte-americano, a Major League Soccer. O principal nome a atuar na equipe da Florida foi Kaká, eleito o melhor jogador do mundo em 2007. Atualmente, os brasileiros Antônio Carlos, Ruan, Júnior Urso e Alexandre Pato integram o elenco da equipe.

Tags: cruzeiro dono serieb cruzeiroec interiormg bola da vez espn mercadobola clube-empresa flávio augusto