2

Comentaristas discordam de pênalti marcado para o Atlético contra o Flu

Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem da Globo, criticou decisão do árbitro Marielson Alves Silva de confirmar o pênalti para o Galo

28/11/2021 19:58 / atualizado em 29/11/2021 22:37
compartilhe
Momento da disputa de bola no alto entre Diego Costa e Marlon, do Fluminense; lance gerou pênalti e empate do Galo
foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Momento da disputa de bola no alto entre Diego Costa e Marlon, do Fluminense; lance gerou pênalti e empate do Galo



Os comentaristas dos canais Globo e Premiere FC discordaram da marcação do pênalti a favor do Atlético na partida contra o Fluminense, neste domingo, no Mineirão, após disputa de bola aérea entre o atacante Diego Costa, do Galo, e o lateral-esquerdo Marlon, do Tricolor. O time carioca vencia a partida por 1 a 0.



No lance, ocorrido aos 35 do primeiro tempo, Diego Costa mata a bola no peito e, na sequência, ela toca no ombro e aparentemente resvala no braço esquerdo de Marlon. Os dois jogadores saltaram para disputar a bola no alto dentro da grande área do Fluminense.

O Galo chegou ao empate na cobrança de Hulk.  Na etapa final, o artilheiro atleticano novamente marcou, dessa vez em batida de falta, e deu a vitória ao Galo.

Marielson Alves Silva (BA) na análise do VAR
foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Marielson Alves Silva (BA) na análise do VAR



Segundo o ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem da Rede Globo, Sandro Meira Ricci, o árbitro Marielson Alves Silva (BA) não deveria ter confirmado a penalidade no lance.

"Não é lance de penalidade não. O VAR chamou por entender que é um lance claro de penalidade, que a bola teria batido no braço. Mas a gente lembra que houve uma alteração da regra que não é mais infração. Então, fico com o entendimento de que não foi", disse Ricci.

Instantes depois, ele reforça sua posição após avaliar mais de uma vez a jogada. "O Diego Costa mata no peito e, pra mim, bate ali nas costas e no ombro. A não ser que tenha uma imagem melhor do que a gente vai ver agora. É o que o VAR está mostrando. Exato. A gente está vendo que o braço dele faz um movimento, mas ainda parece ombro isso, parece costas e ombro. Eu não chamaria não. Honestamente, pra mim, não é lance de penalidade não. Vamos ver o que o Marielson vai interpretar. O VAR chamou por entender que é um lance claro de penalidade, que a bola teria batido no braço. Mas a gente lembra que houve uma alteração da regra e que ombro não é mais infração. Então, fico realmente com a impressão de não penalidade".

"A questão é o ponto de contato. Realmente, pra mim, a bola bate ali na altura do ombro, um pouco do ombro, do braço, e o árbitro marcou. Mas é um lance que você não tem a certeza de que o braço estava muito aberto e de que a bola bate claramente no braço. Sem contar que estava num movimento de disputa. Eu não chamaria não", acrescentou Sandro Meira Ricci, ex-árbitro Fifa.

Narrador da partida para todo o Brasil na transmissão da Rede Globo, Luís Roberto também opinou sobre o lance e entendeu que Marielson Alves Silva  errou. Ele ainda lamentou não termos no Brasil árbitros como o argentino Néstor Pitana, responsável por apitar a final da Copa Libertadores, no sábado, entre Palmeiras e Flamengo.

"Não dá para chamar o Pitana para apitar não, no Brasil? (...) Marielson se enrolou num jogo que estava legal. Desculpa, Sandro, entrar na sua seara, mas eu lembro da arbitragem do Pitana de ontem (sábado, na final da Libertadores) e eu fico numa inveja", disse o narrador da Globo.

O comentarista Roger Flores lembrou ainda que Marielson foi o responsável por apitar o jogo entre Athletico-PR e Flamengo, na Arena da Baixada, pelo Brasileiro, e retirou um cartão vermelho aplicado a Renato Kayzer após análise do VAR. No lance, o atacante do Furacão claramente deu um soco na barriga de um zagueiro.

"Só para lembrar que o Marielson é aquele do jogo do Athletico-PR e do Flamengo, que ele voltou atrás na expulsão do Kayser (Renato Kayzer, do Athetico, que deu um soco no zagueiro do Flamengo). Também se perdeu todo no jogo. E num jogo de título, acho que a CBF poderia ter escolhido um árbitro mais experiente. Desculpa, Sandro (por comentar de arbitragem)", opinou Roger Flores.

Na transmissão do canal Premiere, o narrador Rogério Corrêa e o comentarista Henrique Fernandes, da Globo Minas, não opinaram sobre o lance polêmico. O único a se posicionar foi o comentarista Ricardinho, ex-jogador de futebol. "Na questão da penalidade, tem aí a central do apito, estou com o Sandro (Meira Ricci). A bola bateu nas costas, no ombro do jogador do Fluminense", concluiu.

Fred reclama com árbitro Marielson Alves Silva (BA) ao fim do jogo
foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Fred reclama com árbitro Marielson Alves Silva (BA) ao fim do jogo



Ao fim da partida, o atacante Fred reclamou muito com a arbitragem pela marcação do pênalti que resultou no empate do Atlético. Diretores do clube também protestaram muito nos corredores do Mineirão.

Veja, a seguir, a transcrição dos comentários na ordem cronológica:

TRANSMISSÃO DA REDE GLOBO

Sandro Meira Ricci - Não é lance de penalidade não. O VAR chamou por entender que é um lance claro de penalidade, que a bola teria batido no braço. Mas a gente lembra que houve uma alteração da regra que não é mais infração. Então, fico com o entendimento de que não foi.

Sandro Meira Ricci - O Diego Costa mata no peito e, pra mim, bate ali nas costas e no ombro. A não ser que tenha uma imagem melhor do que a gente vai ver agora. É o que o VAR está mostrando. Exato. A gente está vendo que o braço dele faz um movimento, mas ainda parece ombro isso, parece costas e ombro. Eu não chamaria não. Honestamente, pra mim, não é lance de penalidade não. Vamos ver o que o Marielson vai interpretar. O VAR chamou por entender que é um lance claro de penalidade, que a bola teria batido no braço. Mas a gente lembra que houve uma alteração da regra e que ombro não é mais infração. Então, fico realmente com a impressão de não penalidade.

Luís Roberto - Não dá para chamar o Pitana para apitar não, no Brasil?

Sandro Meira Ricci - A questão é o ponto de contato. Realmente, pra mim, a bola bate ali na altura do ombro, um pouco do ombro, do braço, e o árbitro marcou. Mas é um lance que você não tem a certeza de que o braço estava muito aberto e de que a bola bate claramente no braço. Sem contar que estava num movimento de disputa. Eu não chamaria não.

Luís Roberto - Marielson se enrolou num jogo que estava legal. Desculpa, Sandro, entrar na sua seara, mas eu lembro da arbitragem do Pitana de ontem (sábado, na final da Libertadores) e eu fico numa inveja. 

Roger Flores - Só para lembrar que o Marielson é aquele do jogo do Athletico-PR e do Flamengo, que ele voltou atrás na expulsão do Kayser (Renato Kayzer, do Athetico, que deu um soco no zagueiro do Flamengo). Também se perdeu todo no jogo. E num jogo de título, acho que a CBF poderia ter escolhido um árbitro mais experiente. Desculpa, Sandro (por comentar de arbitragem).

Sandro Meira Ricci - Não, eu concordo contigo. O jogador, e você foi jogador, e aqui nós temos dois craques, o Roger e o Fábio, eles sabem quem é o árbitro e eles respeitam quanto mais nome e mais experiência tem o árbitro.

TRANSMISSÃO DO PREMIERE

Rogério Corrêa (narrador) - A bola toca ou no braço ou no ombro do Marlon. Essa é a decisão que o árbitro vai tomar agora. Na central do apito, nosso comentarista Sandro Meira Ricci considerou que não é lance para pênalti. Olha aí, por outro ângulo, a bola batendo no braço esquerdo do Marlon, lateral do Fluminense. A reclamação foi muito forte dos jogadores do Atlético no momento do lance. Depois, quando a bola parou, o árbitro foi aconselhado a ver no monitor. A bola escorre, bate no cotovelo do Marlon. Segundo informação do Sandro Meira Ricci, chegou aqui no meu ouvido, a bola bate antes no ombro e depois foi pro braço. Então, segundo o Sandro, nosso comentarista, o pênalti não deveria ser marcado. A decisão da arbitragem é pela penalidade.

Ricardinho (comentarista) - Na questão da penalidade, tem aí a central do apito, estou com o Sandro (Meira Ricci). A bola bateu nas costas, no ombro do jogador do Fluminense.

Henrique Fernandes (comentarista) - Não se manifestou no momento da marcação

Compartilhe