2

Fael detona José Roberto Wright, demitido da CBF: 'Maior roubo da história'

Representante do Atlético na bancada do programa Alterosa Esporte, comentarista afirmou que o ex-árbitro deveria ter sua história apagada do futebol

26/04/2022 22:00 / atualizado em 26/04/2022 23:11
compartilhe

Ex-árbitro FIFA, José Roberto Wright foi demitido da CBF nessa segunda-feira (25), após reformulação no quadro de arbitragem da instituição
foto: SERGIO BEREZOVSKY/ESTADAO CONTEÚDO/AE

Ex-árbitro FIFA, José Roberto Wright foi demitido da CBF nessa segunda-feira (25), após reformulação no quadro de arbitragem da instituição

 

Ex-analista do Centro de Desenvolvimento da Arbitragem, José Roberto Wright foi demitido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nessa segunda-feira (25). Representante do Atlético na bancada do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, Fael Lima detonou o ex-árbitro, a quem atribui "o maior roubo da história do futebol": o jogo de desempate entre Atlético e Flamengo, na fase de grupos da Copa Libertadores de 1981. 

 

 

 

 

Nessa polêmica partida, que valia vaga para a semifinal do torneio, Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli, do Galo, receberam cartão vermelho. O duelo foi encerrado por falta de número mínimo de atletas. O time rubro-negro foi declarado vencedor do jogo e se classificou. 

 

"Wright era carioca, flamenguista e foi apitar um Galo x Flamengo. Não precisa pegar o depoimento de atleticanos sobre essa arbitragem, pega o depoimento de outros torcedores e jornalistas que acompanharam essa atuação lá no Serra Dourada (palco do duelo). Grandes jornais, como The Guardian e The New York Times, já falaram sobre essa partida. 'O maior roubo da história do futebol', nas palavras do The Guardian", pontua o comentarista.

 

Em entrevista ao Superesportes, em 2012, Wright disse não se arrepender das decisões tomadas no duelo entre Atlético e Flamengo. No mesmo ano, em entrevista à TV Globo, ele revelou ser torcedor do Fluminense. 

Fael lamenta projeção da carreira de Wright

 

Fael também lamentou os rumos que a carreira de José Roberto ganhou após o jogo entre Atlético e Flamengo. Um dos juízes mais famosos do futebol brasileiro, Wright foi comentarista de arbitragem da Globo entre 1998 e 2011, quando passou a integrar a comissão da CBF. Ele permaneceu no cargo até abril deste ano.

 

"Wright foi punido pela Conmebol após aquela atuação. No Brasil, ele sempre foi premiado. Assim como outros árbitros ruins foram premiados com o microfone. Infelizmente quem pratica esses atos no Brasil é premiado. José Roberto Wright, você deveria ter sido esquecido do futebol! Sua carreira deveria ter sido apagada", acrescentou.


Wright durante a partida entre Atlético e Flamengo, pela Libertadores de 1981
foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Wright durante a partida entre Atlético e Flamengo, pela Libertadores de 1981

Atlético x Flamengo na Libertadores de 1981

 

Após decidirem o Campeonato Brasileiro de 1980, com vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Atlético, no Maracanã, os dois clubes voltaram a se enfrentar no ano seguinte pela Copa Libertadores. Na primeira fase, resultados iguais no Mineirão e no Maracanã, 2 a 2.

 

Na ocasião, mineiros e cariocas ficaram empatados em números de pontos pelo Grupo 3. O antigo regulamento da competição previa vaga à fase final apenas ao campeão de cada chave. Dessa forma, um jogo extra, em uma cidade neutra, teve que ser realizado.

 

Depois de muita negociação, Goiânia, preferida pelos dirigentes rubro-negros, foi escolhida. O Atlético, por sua vez, sugeriu o árbitro: José Roberto Wright, que já havia mediado a primeira partida entre os clubes na competição, no Mineirão.

 

Aos 20 minutos do primeiro tempo do jogo de desempate, o principal jogador do Galo, Reinaldo, acertou um carrinho lateral em Zico, no meio-campo, e recebeu o cartão vermelho. Minutos depois, Éder também foi colocado para fora por ter se chocado em Wright, que considerou a atitude como proposital.

 

Após a expulsão de Éder, dirigentes e integrantes da comissão técnica do Atlético invadiram o campo. Na confusão, Palhinha e Chicão também foram colocados para fora. Aos 35 minutos, a partida recomeçou. Dois minutos depois, Wright expulsou Osmar Guarnelli.

 

Com a quinta expulsão alvinegra, o jogo foi encerrado por falta de número mínimo de atletas, classificando o Flamengo à semifinal daquela edição da Libertadores.

 


Compartilhe