O Corinthians anunciou na segunda-feira a décima terceira contratação para a atual temporada. Trata-se do atacante Jonathan Cafu, de 29 anos. Livre depois de rescindir com o Bordeaux, da França, que era dono de seus direitos, e com o Al-Hazm, da Arábia Saudita, onde estava emprestado desde janeiro, o jogador chega ao Timão para um contrato válido até dezembro de 2023.
A negociação fez com que o clube paulista ficasse com 70% dos direitos econômicos do atleta, que chega como mais uma opção do técnico Vagner Mancini para o ataque da equipe, que tem tido dificuldade para marcar gols. O Corinthians marcou 23 gols no Brasileirão e tomou 27.
Segundo pessoas do clube, o jogador já contava com a aprovação do ex-técnico Tiago Nunes e de sua comissão, mas as condições para contratá-lo se tornaram mais apropriadas apenas nesta reta final de ano.
Antes de Cafú, o Corinthians contratou outros 12 atletas no ano: Luan, Sidcley ( afastado), Cantillo, Davó, Yony González (devolvido depois ao Benfica), Éderson, Jô, Léo Natel, Otero, Cazares, Fábio Santos e Jemerson. Outras notícias sobre o Timão e clubes do futebol brasileiro podem ser encontradas no Jornal Esportes.
Destaque da Ponte Preta na Série B de 2014, Cafú chegou ao São Paulo no ano seguinte, tendo 50% dos direitos comprados por R$ 3 milhões.
Seis meses depois, foi vendido ao Ludogorets, da Bulgária, por R$ 6,2 milhões. Atuou na Bulgária por três temporadas e depois foi para o Bordeaux, da França. Sem sucesso na França, foi cedido ao Estrela Vermelha.
Cafú ganhou esse apelido ainda na infância. A semelhança com o lateral-direito da seleção brasileira não agradou no início, mas depois ele acabou se acostumando. Com o passar tempo, adotou a alcunha que carrega até hoje, como jogador profissional.