Esportes
2

Futebol

Com grande atuação de Messi, Barcelona goleia no Campeonato Espanhol

O jogador argentino fez dois gols na vitória por 6 a 1 contra o fraco Real Sociedad, na La Liga, principal campeonato do futebol espanhol

postado em 23/03/2021 18:11

(Foto: Miguel Ruiz - FC Barcelona)

 
Há quem ache que Lionel Messi está acabado para o futebol em alto nível. Parte dessas opiniões cresceram sobretudo na última semana, quando o Barcelona foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa e deu adeus à competição de clubes mais importante do mundo. De quebra, Messi estaria fora das quartas de final do torneio pela primeira vez desde a temporada 2004/2005.

Mas, sempre que Messi está acuado ou em xeque por críticos e também por parte da torcida do Barcelona, ele corresponde com uma atuação em alto nível. Se a classificação na Champions não foi impossível, na La Liga, principal campeonato do futebol espanhol, o argentino tem conduzido o Barça para mais um título da competição. 

Neste domingo, o camisa 10 foi soberano na goleada por 6 a 1 diante do fraco e inexpressivo Real Sociedad. Quem confiou no time catalão e marcou presença nas melhores casas de apostas online se deu bem!

Para além do resultado excepcional, a exibição significou também mais um recorde quebrado pelo atleta. Nos últimos anos, Messi tem emplacado recorde atrás de recorde, todos eles com a camisa do Barcelona. "La Pulga" nunca atuou em outro clube desde que atingiu o futebol profissional. Maior artilheiro da história do clube, o argentino chegou aos 768 jogos e também se tornou o atleta com mais jogos na história da agremiação. 

O jogador que detinha o maior número de exibições pelo Barça até hoje era o meio-campista Xavi Hernández, por muitos anos capitão do time, inclusive com a parceria de Messi, e atleta extremamente vencedor. Xavi é um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, tendo vencido ainda a Copa do Mundo de 2010 com a seleção espanhola. 

Dos 767 jogos anteriores, o recorde de Messi é de 536 vitórias, 140 empates e 91 derrotas. O argentino ostenta ainda o recorde de gols pelo clube. Messi, que fez sua estreia pelo clube em 2005, tem 661 gols marcados - 429 à frente do segundo colocado Cesar Rodriguez na lista de maiores artilheiros. 

Diante de tantos recordes quebrados e números exitosos, há uma pergunta no ar: o que será de Messi no fim da temporada? A imprensa espanhola dá como certa sua saída do clube, algo que só não aconteceu de fato em julho de 2020 porque o então presidente do clube, Josep Maria Bartolomeu, decidiu ameaçá-lo com uma batalha judicial tendo como base uma cláusula contratual. 

"Messi é uma lenda. E será para sempre. Aconteça o que acontecer no final da temporada. Todos esperamos que Laporta [atual presidente] consiga convencê-lo com um bom projeto para renovar. 

Na verdade, o técnico Koeman deu o primeiro passo para alcançar esse objetivo, devolvendo alguma ilusão de um time competitivo. Messi está feliz novamente em campo e comemora os gols (seus e dos companheiros) como se fossem campeões. Seu sorriso o denuncia", diz o articulista Lluís Mascaro, do jornal Sport. 

Mas o jornalista, que conhece como poucos os bastidores do clube, adverte: "Mas se, infelizmente, a estrela argentina considerou que sua longa e prolífica fase no Barça acabou, teríamos apenas que prestar-lhe a maior homenagem de todos os tempos com uma ovação que abalaria os alicerces do Camp Nou. Ele merece isso", disse em um artigo publicado neste domingo.

Messi pode estar de partida do Barcelona. Mas certamente quer deixar o clube com um título de expressão. Para isso, precisa perseguir o Atlético de Madrid, atual líder do Campeonato Espanhol com um ponto de vantagem sobre o Barça. Talvez Messi e seus companheiros possam alcançá-los. Seria um desfecho e tanto para o argentino.