Esportes
2

Mundial

Olimpíadas de Tóquio: relembre os 7 momentos mais marcantes da competição

Que tal relembrar alguns momentos marcantes? Confira uma lista de 7 momentos que entraram para a história!

postado em 26/10/2021 10:54 / atualizado em 26/10/2021 11:03

(Foto: Guia do Estudante)

 
Faz pouco mais de dois meses que as Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim. Porém, com tantos momentos incríveis, é sempre bom relembrar alguns grandes acontecimentos.
De situações de pura emoção a coisas que viralizaram na rede, foram muitas as ocasiões que somente jogos de níveis globais são capazes de proporcionar.

7 momentos marcantes das Olimpíadas de Tóquio


Que tal relembrar alguns momentos marcantes das Olimpíadas de Tóquio? Confira uma lista com 7 memórias para guardar para sempre!

1. DJ do vôlei


Em muitos esportes, enquanto acontece o intervalo, um DJ fica responsável por manter a animação das pessoas com música. Nesse sentido, o DJ Stari da Áustria chamou a atenção ao participar de jogos com atletas brasileiros.

Isso porque, o DJ conhecia bastante da nossa cultura, e tocou músicas de bandas como Raça Negra, Chitãozinho e Xororó e até Pabllo Vittar. DJ Stari viralizou nas redes sociais, com milhares de  compartilhamentos no WhatsApp .

2. Olimpíada tecnológica


Sem a presença do público, especialmente como medida de proteção contra a transmissão da Covid-19, a tecnologia foi uma grande aliada para que os espectadores pudessem acompanhar os jogos.

Não por acaso, muita gente considera que essa foi a Olimpíada mais tecnológica, com muitos atletas compartilhando momentos de bastidores em tempo real.

Seja como torcedor ou como atleta, para não perder nenhum registro especial, é sempre bom lembrar da importância de manter um backup ativo. Hoje, já existem softwares como o MobileTrans, que permitem o  backup de smartphone  para computador.

Com o MobileTrans, o usuário precisa somente abrir o programa no computador e conectar o smartphone para conseguir selecionar a opção de backup. Em alguns minutos, o software realiza a cópia dos dados, incluindo conversas no WhatsApp e outros registros.

Para completar, o MobileTrans apresenta outras ferramentas interessantes para os celulares, como recursos para desbloqueio da tela e transferência de dados de um equipamento para outro.

Certamente, muitos registros feitos nas Olimpíadas serão gravados graças a ajuda desse tipo de tecnologia, e serão importantes para contar essa história, daqui há alguns anos.

(Foto: Freepik)

3. Pequenos atletas


Outros momentos marcantes das Olimpíadas de Tóquio foram proporcionados por atletas mirins, especialmente em modalidades que entraram para os jogos pela primeira vez.

Esse foi o caso do Skate, que teve duas meninas vencedoras do Ouro com 12 e 13 anos, a japonesa Kokona Hiraki e a britânica Sky Brown.

A brasileira Rayssa Leal também teve destaque no skate, levando uma medalha de prata, com apenas 13 anos.

4. O recuo de Simone Biles


Para muitos espectadores e especialistas nos esportes, Simone Biles era o grande nome das Olimpíadas de Tóquio.

Entretanto, um dos momentos marcantes dos jogos aconteceu quando a atleta anunciou que não iria participar da final de solo da ginástica olímpica. 

O momento também serviu para chamar a atenção da importância da saúde mental, uma das justificativas que Biles deu ao se retirar da competição.

5. A primeira mulher transgênero


Mais um momento marcante nos jogos de Tóquio foi a presença da primeira atleta transgênero, a levantadora de peso Laurel Hubbard, de 43 anos, representando a Nova Zelândia.

Para participar, Laurel precisou se enquadrar nas diretrizes do COI, que determinaram que qualquer atleta trans pode competir como mulher, uma vez que os níveis de testosterona estejam abaixo de 10 nanomoles por litro. Esse índice deve ser controlado pelos 12 meses que antecedem os jogos.

6. Sacrifício no hipismo


Infelizmente, os jogos Olímpicos não são feitos somente de momentos marcantes felizes. No hipismo, por exemplo, houve a situação trágica de um cavalo precisar ser sacrificado.

Isso aconteceu porque o cavalo Jet Set, do atleta suíço Robin Godel, teve uma ruptura no membro inferior direito que não poderia ser reparada. A lesão aconteceu após o animal passar por obstáculos aquáticos.

Como o animal ficaria em sofrimento com a lesão, os responsáveis pelo cavalo optaram pela eutanásia.

7. Bicampeonato no futebol


Apesar de ter a seleção de futebol mais vitoriosa de todos os tempos, com cinco Copas do Mundo no currículo, por muitos anos o Brasil sofreu por não ter conquistado um ouro nas Olimpíadas.

Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, a seleção de futebol conseguiu seu primeiro Ouro. O bicampeonato olímpico veio em Tóquio, com a  vitória do Brasil  sobre a Espanha.

Essa conquista ajudou o Brasil a fechar os jogos com sete medalhas de ouro.


As próximas Olimpíadas


Não tem jeito: quando se trata de Olimpíadas, nós podemos esperar por muitos momentos marcantes, que vão entrar para a história.

Enquanto ainda nos despedimos das Olimpíadas de Tóquio, os preparativos para a próxima edição já começaram. Assim, todos os espectadores têm um encontro marcado para os jogos da França, em 2024.

Só nos resta esperar e controlar as expectativas até lá!