América
None

CRUZEIRO

Cruzeiro rebate caso de aliciamento e recorrerá de exclusão de torneio de base

Diretoria enviou carta à Nike solicitando reconsideração de decisão

postado em 17/04/2019 16:30 / atualizado em 17/04/2019 17:11

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro recorrerá da decisão da Nike Brasil de desconvidar o clube da da Premier Cup, competição organizada pela empresa multinacional para jogadores com idade sub-15. A exclusão da Raposa se deveu ao suposto episódio de aliciamento ao atacante Vitor Roque, de 14 anos, que atuava nas categorias de base do América até o fim de 2018. Integrantes do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) manifestaram apoio ao Coelho.

O Superesportes teve acesso à nota assinada pelo vice-presidente Hermínio Lemos, na qual é afirmado que “em nenhum momento” o Cruzeiro “foi comunicado ou instado” pela Nike a se manifestar a respeito do “caso” Vitor Roque. No e-mail endereçado à diretoria de esportes e marketing da fabricante de materiais esportivos, o dirigente celeste diz acreditar que o “cancelamento do convite” ocorreu por supostas notificações enviadas por clubes.

Na carta, o Cruzeiro reforça que o próprio Vitor Roque, representado por seu pai, Juvenal Ferreira, procurou a diretoria de base com o objetivo de realizar teste no clube. Após ser aprovado nas avaliações na Toca I, o jovem informou que não tinha vínculo com nenhuma agremiação, mencionando apenas um “contrato de iniciação desportiva com o América, cuja vigência teria se expirado em 31 de dezembro de 2018”.

A diretoria do América, por sua vez, teria ameaçado Vitor Roque de “não mais atuar em nenhuma agremiação desportiva” se não retornasse ao clube. O Cruzeiro informou que os áudios enviados por integrantes da cúpula alviverde com mensagens intimidatórias ao garoto já estão à disposição do Ministério Público e da Nike Brasil. O diretor de futebol de base do América, Paulo Bracks, foi citado nominalmente, assim como o coordenador das categorias de base do Flamengo, Eduardo Freeland, ex-funcionário da Raposa.

No fim do texto, o Cruzeiro ressaltou ter se preparado técnica e administrativamente para participar da Nike Premier Cup e, portanto, considera inadequado o “cancelamento unilateral” do convite. A agremiação cinco estrelas espera que a organizadora do torneio reconsidere a decisão de exclusão, sob pena de responder judicialmente caso ignore tal solicitação.

Pivô do imbróglio entre Cruzeiro e América, Vitor Roque é visto como grande promessa na base. Atacante de bom porte físico, o adolescente de 14 anos foi artilheiro do Mineiro da categoria em 2018, com oito gols. No perfil do atleta no Instagram é possível ver um vídeo de um belo gol marcado contra o Atlético, na Cidade do Galo, pela partida de volta da final do torneio. No lance, ele ajeitou a bola no peito, livrou-se de três marcadores e bateu rasteiro no canto esquerdo. O Coelho perdeu por 3 a 2.

Leia mais sobre o assunto

- Cruzeiro nega aliciamento e revela denúncia de pai de Vitor Roque contra o América

- Cruzeiro é excluído de torneio por acusação de aliciamento a jogador do América

- América denuncia Cruzeiro no Ministério Público do Trabalho por aliciamento a Vitor Roque

Tags: Sub-15 Cruzeiro Vitor Roque futnacional interiormg americamg