América
None

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético vence América no Mineirão e joga por empate na quarta para ir à final do Mineiro

Galo abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas Coelho marca na etapa final e segue vivo na disputa. Times voltam a se enfrentar no Independência

postado em 02/08/2020 17:55 / atualizado em 02/08/2020 19:34

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)
O Atlético venceu o América por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão, em clássico pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Os gols alvinegros foram marcados no primeiro tempo pelo volante Jair, de cabeça, aos 18min, e o meia Nathan, com assistência de Marrony, aos 39. Em lance iniciado por João Paulo, Ademir descontou para o alviverde, aos 4min da etapa final.

Com o triunfo, o Galo terá a vantagem do empate no duelo de volta, às 21h30 de quarta-feira, no Independência. Já o Coelho, que perdeu a invencibilidade de 14 partidas na temporada, necessita de vitória simples para avançar à decisão, pois fez campanha superior à do rival na fase classificatória do estadual.

Quem passar de fase vai enfrentar Caldense ou Tombense na final do Mineiro. No primeiro embate, neste domingo, no Independência, o time de Tombos ganhou por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo João Paulo cobrando falta. O segundo jogo ocorrerá na quarta-feira, às 16h, também no Horto.

Vale lembrar que as datas e os horários das finais do Campeonato Mineiro ainda precisam ser definidos pela Federação Mineira de Futebol, que se reunirá com os clubes envolvidos na quinta-feira, 6, um dia depois do encerramento das semifinais. 



O jogo



Já Lisca, comandante do América, apostou na dobra dos laterais-esquerdos Sávio e João Paulo para dificultar os avanços do adversário pela direita. Além disso, ele colocou Messias, que voltou de empréstimo do Rio Ave, de Portugal, como parceiro de zaga de Eduardo Bauermann.

Nos dez primeiros minutos, o Atlético teve quase 90% de posse de bola e mostrou competência para se desvencilhar da marcação alta do América. Quando chegava à frente, tentava explorar a velocidade de Savarino, na direita, e Keno, pelo lado esquerdo. Referência no ataque, Marrony também se movimentava para abrir espaço e tentar confundir a defesa do Coelho.

Mas foi na bola parada que o Galo encontrou o caminho do primeiro gol. Aos 18 minutos, Guilherme Arana colocou efeito na bola em cobrança de falta do lado direito, Airton saiu mal da meta, e Jair, na segunda trave, cabeceou para as redes: 1 a 0.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)


Com a necessidade de buscar a igualdade, o América tentou responder à altura. Aos 24min, Ademir passou fácil por Junior Alonso, mas finalizou prensado em Réver. Aos 26min, o goleiro atleticano Rafael cometeu falha semelhante à de Airton ao tentar cortar uma bola de escanteio, só que Messias, na pequena área, não conseguiu chutar, e Jair fez o corte.

Aos 34min, o Atlético voltou a assustar. Keno puxou da esquerda para o meio e, de fora da área, arriscou com perigo por cima do gol. Aos 39min, Guilherme Arana roubou a bola de Ademir na defesa, carregou até o ataque e tocou em direção a Marrony, que bateu cruzado e viu Nathan completar para as redes: 2 a 0.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)


Com o revés parcial inesperado, Lisca fez duas mudanças no América que modificaram o panorama do segundo tempo. Ele tirou Sávio, voltou com João Paulo para a lateral e colocou Matheusinho. Também mexeu no ataque, com Vitão na vaga de Felipe Augusto.

A estratégia de Lisca trouxe resultado imediato. Logo aos 4 minutos do segundo tempo, João Paulo tabelou com Vitão, partiu em velocidade à linha de fundo e cruzou de pé esquerdo para Ademir diminuir a diferença: 2 a 1.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)


Aos 14min, o Galo chegou a fazer o terceiro gol, com Marrony, após descuido do zagueiro Eduardo Bauermann, porém o atacante estava em posição de impedimento e o lance foi anulado com auxílio do árbitro de vídeo. Aos 25min, Marrony teve outra chance clara, após assistência de Nathan, mas isolou a redonda ao arrematar com o pé esquerdo.

Nos minutos finais, o América pressionou tentativa de buscar o empate, especialmente em jogadas iniciadas por Matheusinho, mas não obteve sucesso. Ainda assim, o time de Lisca dependerá de vitória simples na quarta-feira, enquanto os comandados de Sampaoli no Galo poderão jogar pelo empate.



ATLÉTICO 2X1 AMÉRICA


ATLÉTICO
Rafael; Guga (Mailton, aos 33min do 2ºT), Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair (Hyoran, aos 8min do 2ºT) e Nathan; Savarino (Otero, aos 33min do 2ºT), Keno (Marquinhos, aos 20min do 2ºT) e Marrony
Técnico: Jorge Sampaoli

AMÉRICA
Airton; Leandro Silva (Léo Passos, aos 40min do 2ºT), Messias, Eduardo Bauermann e Sávio (Matheusinho, no intervalo); Zé Ricardo (Geovane, aos 29min do 2ºT), Juninho, Alê e João Paulo; Ademir (Diego Ferreira, aos 29min do 2ºT) e Felipe Augusto (Vitão, no intervalo)
Técnico: Lisca

Gols: Jair, aos 18min, Nathan, aos 39min do 1ºT (Atlético); Ademir, aos 4min do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Jorge Sampaoli, aos 35min, Jair, aos 38min do 1ºT; Guilherme Arana, aos 28min do 2ºT (Atlético); Zé Ricardo, aos 7min do 1ºT; Ademir, aos 28min, Geovane, aos 38min, Lisca, aos 41min do 2ºT (América)

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
 
Estádio: Mineirão
 
Data: domingo, 2 de agosto de 2020
  
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF)
 
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
 
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira

Tags: clássico América Coelho serieb americamg atleticomg interiormg futnacional Mineirão seriea