América

FUTEBOL NA PANDEMIA

FMF divulga protocolo para retorno de público aos estádios de Minas; veja!

Documento foi divulgado nesta quinta-feira (22) e estabelece condições conforme situação da COVID-19 em cada município

postado em 22/07/2021 15:15 / atualizado em 22/07/2021 17:11

(Foto: Minas Arena/Divulgação)
A Federação Mineira de Futebol (FMF), em acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgou, nesta quinta-feira (22), um protocolo para o retorno do público aos estádios. No documento, a entidade estabelece diretrizes para uma volta gradual dos torcedores, que não engloba competições amadoras, de categorias de base e femininas. Veja, a seguir, o protocolo completo.
 
 
No ofício, a FMF estabelece algumas condicionantes para o retorno dos torcedores aos estádios de futebol em Minas Gerais, de acordo com as 'ondas' estabelecidas pelo programa 'Minas Consciente'. Entre elas:
 
  • Não será permitida a presença de menores de 18 anos e gestantes
  • Não será permitida a presença de público em cidades na 'Onda Vermelha'
  • Será necessária autorização expressa das Prefeituras das cidades
  • Medidas para reduzir contato entre pessoas
  • Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas
 
Apenas cidades que estejam enquadradas nas ondas amarela e verde poderão ter seus estádios reabertos para a presença de público.
 
É imprescindível que haja autorização dos municípios para a realização de jogos com público. Além disso, os clubes mandantes devem solicitar, com dez dias de antecedência, a liberação da comercialização de ingressos e garantir o cumprimento de todas as medidas sanitárias.
 
Diante deste prazo, ainda não teremos jogos com torcedores neste fim de semana em Minas Gerais. No entanto, caso os times façam o pedido ainda hoje, há a possibilidade de que, no fim de semana seguinte, se concretize o retorno da torcisa aos estádios.
 
Mediante apresentação do pedido de público e das comprovações necessárias por parte dos clubes, a FMF promoverá visitas aos estádios que receberão os jogos. Caso atendam as condições exigidas, estará apta a venda de bilhetes para os jogos. No ato da comercialização, que deve ser feita até, no máximo, 24 horas antes de cada confronto, os clubes devem divulgar todas as orientações de prevenção da COVID-19 para os torcedores.
 
Para acessar o estádio, os cidadãos terão que cumprir exigências. São elas:
 
  • Submissão ao controle de temperatura corporal: em caso de temperatura superior a 37,5°C, o indivíduo será impedido de acessar a arquibancada
  • Apresentação do cartão de vacinação com imunização completa ao coronavírus (mínimo 15 dias após a aplicação da segunda dose, se for o caso) ou resultado de exame PCR ou laudo médico comprovando infecção pelo coronavírus (com, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 90) 
 

Kalil admite reabrir estádios de BH


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, revelou nesta quinta-feira que fará uma reunião com os clubes da capital na próxima terça, dia 27, para discutir a reabertura dos estádios mediante protocolos rígidos.

“Teremos uma reunião na segunda (26) para tratar de novas flexibilizações e uma reunião na terça (27) com os clubes de futebol para ver a volta, tudo dentro de protocolo obviamente. Não podemos ter pressa, não podemos ter açodamento nem euforia. A doença está aí, não acabou. Então, o que eu peço à população de Belo Horizonte é o seguinte, na linguagem do futebol: não vamos tomar gol aos 45 do segundo tempo, que é burrice, que é estupidez. Então, espero que a população de BH entenda que não chegamos ao final. O final pode estar próximo. É hora de ter muita responsabilidade para que a gente não coloque tudo em risco. Vamos abrir a cidade devagarzinho, com calma, mas o importante é que a população entenda que a doença não acabou”, declarou à Rádio Super.

Tags: torcida futebol retorno estadios publico protocolo fmf americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional