América
None

FUTEBOL NA PANDEMIA

Prefeitura de BH muda protocolo e amplia capacidade de público nos estádios

Mineirão e Independência poderão receber até 50% do total de torcedores

postado em 20/10/2021 20:49 / atualizado em 20/10/2021 22:33

(Foto: Ramon Lisboa e Juarez Rodrigues/EM/DAPress)

Em reunião entre representantes de clubes e o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, nesta quarta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou modificações no protocolo para jogos de futebol na capital mineira durante a pandemia. A principal mudança foi a ampliação da capacidade de público nos estádios, que passou de 40% para 50%. Assim, o Mineirão e o Independência poderão receber metade do total de torcedores nas partidas. 

No caso do Mineirão, onde o Atlético manda os jogos, a capacidade de público liberada passa para 31 mil pessoas - o estádio tem capacidade para receber até 62 mil torcedores. No Independência, local das partidas de Cruzeiro e América, a ocupação poderá chegar a 11,5 mil lugares, metade do total máximo de 23 mil. 

ACESSO 

O protocolo da PBH sofreu outras modificações. O acesso do público poderá ocorrer até a hora do jogo. A determinação anterior é de que os portões seriam fechados uma hora antes do começo da partida, com o objetivo de evitar aglomerações nas imediações dos estádios.

A obrigatoriedade do uso de máscara, porém, permanece para o acesso aos estádios na capital mineira. Na reunião desta quarta-feira, que teve representantes de América, Atlético e Cruzeiro, a prefeitura reforçou o pedido para campanha de conscientização do público para necessidade do equipamento de proteção individual e também a utilização de álcool em gel 70% para higienização. 

Além do uso da máscara, permanece a exigência de apresentação de cartão de vacinação com imunização completa ou teste negativo para COVID-19. Os clubes deverão fornecer à PBH nome e contato de sócios-torcedores presentes no estádio para o monitoramento pós jogo, que será feito por amostragem.

As novas medidas com as flexibilizações entrarão em vigor após a publicação no Diário Oficial do Município. A PBH decidiu liberar a presença de mais público nos estádios em decorrência da estabilização nos índices epidemiológicos, com redução dos casos de COVID-19, ocupação de leitos e velocidade de transmissão do vírus. 

Tags: mineirão estádios independência serieb pandemia americamg atleticomg cruzeiroec futnacional seriea COVID-19 PBH