América
None

COLUNA DA ARQUIBANCADA

Um ti­me pa­ra não ca­ir

'É fun­da­men­tal mon­tar um ti­me qua­li­fi­ca­do e com­pe­ti­ti­vo pa­ra en­ca­rar o Bra­si­lei­rão da Sé­rie A'

postado em 08/12/2017 08:56 / atualizado em 08/12/2017 12:59

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press


Acre­di­to que to­dos os tor­ce­do­res ame­ri­ca­nos são gra­tos aos jo­ga­do­res que, em cam­po ou no ban­co de re­ser­vas, ga­ran­ti­ram a va­ga pa­ra o Amé­ri­ca dis­pu­tar a Pri­mei­ra Di­vi­são em 2018 e, no úl­ti­mo jo­go do cam­pe­o­na­to, con­quis­ta­ram o tí­tu­lo da Sé­rie B e le­va­ram a ta­ça de cam­pe­ão pa­ra a sa­la de tro­féus do Coelho. To­dos eles en­tra­ram pa­ra a ga­le­ria de atle­tas ame­ri­ca­nos ines­que­cí­veis e fi­ca­rão mar­ca­dos po­si­ti­va­men­te na his­tó­ria do Coelhão. Sal­ve, sal­ve ra­pa­zi­a­da!

Po­rém, não cus­ta lem­brar que os ti­mes da Pri­mei­ro­na são mais bem pre­pa­ra­dos téc­ni­ca e fi­si­ca­men­te do que os da Segundona. Po­de­ro­sos fi­nan­cei­ra­men­te, os clu­bes da cha­ma­da eli­te do fu­te­bol bra­si­lei­ro con­se­guem con­tra­tar bons jo­ga­do­res e mon­tar gru­pos de qua­li­da­de pa­ra dis­pu­tar o cam­pe­o­na­to, uma vez que os pri­mei­ros co­lo­ca­dos re­ce­be­rão va­li­o­sos prê­mi­os em di­nhei­ro e te­rão o di­rei­to de jo­gar com­pe­ti­çõ­es internacionais.

Com­pe­ti­çõ­es es­sas que va­lo­ri­zam o no­me, as co­res e a mar­ca des­ses clu­bes, ren­den­do a eles um vo­lu­me con­si­de­rá­vel de grana. É um ci­clo cres­cen­te: boa co­lo­ca­ção na Sé­rie A le­va à Li­ber­ta­do­res (que po­de le­var até ao Cam­pe­o­na­to Mun­di­al de Clu­bes) ou à Sul-Ame­ri­ca­na, man­ten­do a ins­ti­tui­ção na mí­dia e au­men­tan­do a co­bi­ça de em­pre­sas pa­tro­ci­na­do­ras que, as­sim, in­je­ta­rão mais di­nhei­ro no clube. É di­nhei­ro que en­tra por to­dos os lados. No ano se­guin­te, co­me­ça­rá tu­do de no­vo e os bons di­ri­gen­tes sa­be­rão fa­zer com que o co­fre do clu­be pos­si­bi­li­te a eles mon­tar equi­pes pa­ra dis­pu­tar e ven­cer es­sas competições.

Co­mo o ti­me de fu­te­bol do Amé­ri­ca es­tá bem co­man­da­do por En­der­son Mo­rei­ra, que te­ve seu con­tra­to re­no­va­do e co­nhe­ce de per­to ca­da um dos atle­tas, dá pa­ra acre­di­tar que ele sa­be­rá in­di­car à di­re­to­ria jo­ga­do­res ca­pa­zes de for­ta­le­cer a equi­pe pa­ra que o clu­be fa­ça cam­pa­nha dig­na e per­ma­ne­ça na Pri­mei­ra Divisão. É fun­da­men­tal mon­tar um ti­me qua­li­fi­ca­do e com­pe­ti­ti­vo des­de já, pa­ra dis­pu­tar o Cam­pe­o­na­to Mi­nei­ro e ir se apri­mo­ran­do pa­ra en­ca­rar o Bra­si­lei­rão, seu mai­or de­sa­fio em 2018.

Em co­lu­na an­te­ri­or su­ge­ri ao trei­na­dor, ao di­re­tor de fu­te­bol e aos di­ri­gen­tes que con­tra­tas­sem oi­to jo­ga­do­res aci­ma da mé­dia: 1) Um za­guei­ro ex­pe­ri­en­te; 2) Um la­te­ral di­rei­to jo­vem e com al­gu­ma ex­pe­ri­ên­cia; 3) Um la­te­ral es­quer­do jo­vem e com al­gu­ma ex­pe­ri­ên­cia; 4) Dois ar­ma­do­res bons de bo­la, que pen­sem o jo­go e sai­bam fa­zer gols; 5) Dois ata­can­tes de la­do jo­vens, rá­pi­dos e com al­gu­ma ex­pe­ri­ên­cia; 6) Um cen­tro­a­van­te jo­vem, go­le­a­dor e com al­gu­ma experiência.

So­man­do es­ses oi­to à tur­ma boa de bo­la de Jo­ão Ri­car­do, Fer­nan­do Le­al, Mes­si­as, Ra­fa­el Li­ma, Ruy, Lu­an, Bi­ll e to­dos os me­ni­nos da ba­se que jo­ga­ram em 2017, creio que o Amé­ri­ca te­rá um gru­po pre­pa­ra­do pa­ra nos dar ale­gri­as no ano que vem. O tor­ce­dor ame­ri­ca­no não aguen­ta mais ver o ti­me su­bir e des­cer! Ele de­se­ja que o Co­e­lhão fi­que na Pri­mei­ro­na por mui­tos e mui­tos anos – de pre­fe­rên­cia, pa­ra sempre.

Até 2018

Es­ta é a úl­ti­ma co­lu­na de 2017. Bo­as Fes­tas a to­dos, com saú­de, paz e mui­tas ale­gri­as com a fa­mí­lia e os amigos. Sau­da­çõ­es americanas.

Tags: paulo vilara americamg