America-MG

Nos acréscimos, América derrota o Fluminense e é campeão brasileiro sub-20

China e Lula anotaram os gols da vitória, de virada, por 2 a 1, sobre o Fluminense

Chico Vilela

Jogadores do Coelho posam para a foto com a taça do Campeonato Brasileiro Sub-20

 

O jogo foi dramático e o América, por diversas vezes, precisou contar com a sorte para não ser derrotado pelo Fluminense na decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. No entanto, o Coelho soube segurar a pressão adversária e arrancou uma virada heróica para se sagrar campeão do torneio pela primeira vez em sua história.

VEJA IMAGENS DOS BASTIDORES DA CONQUISTA DO COELHO


Após sair perdendo com um gol do tricolor Maicon, o Coelho deu o troco com China e Lula e venceu por 2 a 1 para a alegria da torcida alviverde.


O jogo

O Fluminense começou melhor e tomou a iniciativo do jogo, tanto que o primeiro gol não demorou a acontecer. Aos 8 minutos, Maicon recebeu lançamento de Igor Julião, aproveitou a falha da zaga e bateu forte para abrir o placar. O gol animou o tricolor carioca, que seguiu com maior volume de jogo e teve chances de ampliar a vantagem, esbarrando nas intervenções da zaga americana.

O Coleho se acertou em campo a partir dos 15 minutos e passou levar mais perigo ao gol adversário. O empate saiu aos 20, em cobrança de pênalti do meio-campista China. O gol animou a equipe alviverde, que, por pouco, não virou aos 24 minutos, em cobrança de escanteio da direita.

As equipes passaram a se soltar mais na partida e se lançaram ao ataque, ainda que sem muita efetivdade. No último lance de perigo do primeiro tempo, aos 43, o atacante carioca Igor recebeu lançamento em profundidade e apareceu sozinho nas costas da zaga americana. O jogador teve tempo de dominar e bater forte, com a bola explodindo na trave esquerda do goleiro Matheus.

Segundo tempo

O América começou melhor e aos seis minutos chegou com perigo em uma bomba de Washington de fora da área. Aos 8, Caio recebeu livre dentro da área, mas errou na hora de finalizar.

O Fluminense respondeu aos 19 minutos, em chute de fora da área de Maicon, que passou rente à trave do goleiro Matheus. Aos 22, o time das Laranjeiras voltou a assustar: após cobrança de falta da direita, Cássio cabeceou com perigo e a bola, por pouco, saiu pela linha de fundo.

O tricolor carioca passou a comandar as ações e pressionou o Coelho em seu campo de defesa. Com maior volume de jogo, o Fluminense esbarrava nos erros de finalização. O castigo pela incompetência nos arremates veio nos acréscimos: após escanteio para o América cobrado na primeira trave, o zagueiro Lula escorou para dentro do gol e garantiu ao Coelho o título inédito do Campeonato Brasileiro Sub-20.


AMÉRICA 2x1 FLUMINENSE

América
Matheus; Jaílson (Diego), Lula, Anderson, Bené ; China, Washington, Junior Lemos, Kaio; Ygor (Taylor) e Flávio (Hindian). Técnico: Milagres

Fluminense
Silézio; Igor Julião (Fabinho), Wellington Carvalho, Léo Lélis, Erick; Fábio, Ewérton, Cássio, Higor (Gullithi); Michael (Rafael) e Marcos Júnio (Nelinho). Técnico: Marcelo Veiga.

Gols: Michael 8' e China 19' do 1° tempo; Lula 45' do 2º tempo

Data: 20 de dezembro de 2011, terça-feira, às 21h
Local: Estádio Passo D’Areia, Porto Alegre-RS

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Júlio Cesar Henrique dos Santos e Carlos Henrique Selbach
Cartões amarelos: Washington e Kaio (América); Nelinho (Fluminense)