2

América é dominado pelo Araxá e perde na estreia do Campeonato Mineiro de 2013

Coelho não se encontrou em duelo no Fausto Alvim e perdeu o primeiro jogo por 2 a 1

02/02/2013 18:50 / atualizado em 03/02/2013 01:47
compartilhe
Fabrício Carvalho (foto) assinalou o primeiro gol do Araxá aos 9 minutos da etapa inicial
foto: Willian Tardelli (ASCOM/Araxa Esporte

Fabrício Carvalho (foto) assinalou o primeiro gol do Araxá aos 9 minutos da etapa inicial


Na tarde deste sábado, o América não fez a estreia que a torcida esperava no Campeonato Mineiro de 2013. Jogando fora de casa, contra o Araxá, o Coelho apresentou um futebol de pouca qualidade e acabou derrotado por 2 a 1. O time comandado pelo técnico Vinícius Eutrópio foi completamente dominado pelo adversário, que recebeu forte apoio da excelente presença da torcida no Estádio Fausto Alvim e atuou em clima de decisão desde o início da partida. Com isso, a vitória dos comandados de Ney da Matta no primeiro jogo do Estadual aconteceu de forma merecida.


O Araxá dominou o jogo desde o início e contou com as boas participações dos jogadores que compuseram a linha ofensiva. O primeiro gol do Ganso saiu aos 9 minutos do primeiro tempo, com o experiente Fabrício Carvalho. Aos 44 minutos, Fábio Júnior empatou para o América após receber cruzamento de Felipe. No entanto, o armador Thiago Marin, que entrou no intervalo da partida, assinalou belo tento aos 31’ da etapa final e garantiu a vitória ao clube do Alto Paranaíba.

A derrota no Estádio Fausto Alvim deixa o América na última posição do Campeonato Mineiro, ao lado do Nacional - este perdeu para o Boa Esporte por 2 a 1, em Varginha. Já o Araxá, que depois de 20 anos voltou a disputar um jogo no Módulo I do Campeonato Mineiro, estreou com o pé direito. O triunfo diante de sua torcida coloca o Ganso na primeira posição do Estadual.

O segundo adversário do América no Campeonato Mineiro é o Boa Esporte. As equipes se enfrentam somente daqui a duas semanas, no sábado, dia 16 de fevereiro, na Arena Independência, a partir das 16h. No dia seguinte, o Araxá vem até Belo Horizonte para duelar com o Atlético também no Estádio Independência, no mesmo horário.

Araxá domina primeiro tempo, mas Coelho iguala no final


A torcida do Araxá lotou as dependências do Estádio Fausto Alvim. O clube celebrava o retorno ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 20 anos. Os adeptos do Ganso incentivaram do começo ao fim e tentaram ajudar das arquibancadas. Com vários estreantes, o América sentiu um pouco a pressão e começou a duelo no Alto Paranaíba acuado no campo de defesa.

Quem levou perigo pela primeira vez na partida foi o Araxá. Aos 4 minutos da etapa inicial, o experiente Fabrício Carvalho encontrou Evandro no lado direito, que fez linda jogada individual. Dentro da grande área, o meia-direita chutou forte e cruzado e a bola passou próxima ao gol, assustando o goleiro Neneca.

A torcida do Araxá no Estádio Fausto Alvim se mostrou muito empolgada desde os primeiros momentos da partida. E como recompensa do apoio, o Ganso chegou ao primeiro gol aos 9 minutos do primeiro tempo. Breitner invadiu a área pelo lado esquerdo e se desequilibrou ao chocar com Lula. Na sobra, Fabrício Carvalho arrematou forte de pé canhoto e colocou a bola no canto esquerdo de Neneca: 1 a 0.

A resposta do América veio aos 12 minutos. Em jogada individual, Rodriguinho driblou dois adversários, ganhou do terceiro em bola dividida e chutou da entrada da área. Embora o chute não tenha saído muito forte, a finalização ganhou endereço certo e obrigou o goleiro Marcelo Cruz a se esticar todo e espalmar a bola para a linha de fundo.

De cabeça, Fábio Júnior empatou para Coelho
foto: Carlos Cruz/Assessoria América FC

De cabeça, Fábio Júnior empatou para Coelho

Aos 20 minutos do primeiro tempo, Rodriguinho, mais uma vez, assustou os jogadores do Araxá. Em cobrança de falta sofrida e executada pelo próprio camisa 10 do América, a bola passou muito próxima à baliza defendida por Marcelo Cruz. O grito de gol dos torcedores do Coelho presentes no Fausto Alvim ficou preso na garganta.

O Araxá quase perdeu seu principal jogador. Fabrício Carvalho sentiu dores na perna direita e teve que receber atendimento médico. Ney da Matta chegou a mandar Tiago Pereira para o aquecimento, mas o experiente atacante se recuperou e voltou para o jogo. No primeiro tempo, ele e Breitner causaram várias dificuldades à marcação de Vinícius Simon e Lula, dupla de zagueiros do América.

Durante grande parte do primeiro tempo, os atacantes do América se mostraram inoperantes e pouco tocaram na bola. No entanto, aos 44 minutos, Felipe e Fábio Júnior fizeram o time rival entender que todo cuidado com eles é pouco. Em jogada ensaiada, o recém-contratado cruzou de pé esquerdo para o camisa 7, que mergulhou de cabeça para estufar a rede de Marcelo Cruz e deixar tudo igual no Fausto Alvim: 1 a 1. Foi o último lance importante da etapa inicial.

Araxá continua melhor e Thiago Marin decide com golaço no segundo tempo


O técnico do Araxá, Ney da Matta, fez duas substituições no intervalo do jogo. O atacante Fabrício Carvalho, que havia sentido dores na perna direita no primeiro tempo, deu lugar a Tiago Pereira. A outra alteração foi no meio-campo: Michel Cury deixou o campo para a entrada de Thiago Marin. Já Vinícius Eutrópio, comandante do América, não mexeu na equipe.

As duas primeiras boas chances do segundo tempo foram do Araxá. Aos oito minutos, o árbitro Émerson Ferreira de Almeida assinalou falta inexistente de Patrick em Breitner na entrada da área. Na cobrança, Thiago Marin chutou a bola por cima do gol. Pouco depois, Breitner aproveitou falha de Lula e finalizou com força contra a meta de Neneca, que conseguiu espalmar para escanteio. A torcida do Ganso no Fausto Alvim voltou a ficar empolgada.

Temendo por uma possível expulsão de Patrick, o técnico Vinícius Eutrópio colocou mais um jogador para estrear. Doriva, ex-volante do Figueirense, entrou em campo aos 10 minutos da etapa complementar. Ele foi escalado para fazer a marcação pelo lado direito e subir ao ataque no mesmo setor.

T. Marin fez golaço no Fausto Alvim
foto: Willian Tardelli (ASCOM/Araxa Esporte)

T. Marin fez golaço no Fausto Alvim

O Araxá seguiu melhor e quase desempatou a partida em duas oportunidades. Na primeira delas, aos 14 minutos, Bruno Moreno arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Neneca no canto direito. Aos 16’, Thiago Marin apareceu livre após confusão na grande área e finalizou por cobertura. A bola explodiu na trave esquerda do América. Na sobra, Lula barrou o arremate de Tiago Pereira.

A primeira grande chance do América no segundo tempo foi com Doriva. Fábio Júnior recebeu passe pelo lado esquerdo, invadiu a área e tocou para trás. A bola veio limpa para o camisa 18, que soltou a bomba em direção ao gol do Araxá. Bem posicionado, o arqueiro Marcelo Cruz conseguiu tirar com o braço esquerdo.

O lance de ataque do América foi isolado e o Araxá voltou a pressionar no Estádio Fausto Alvim. De tanto insistir, o Ganso chegou ao segundo gol com 31 minutos da etapa complementar. Osvaldir cobrou escanteio do lado direito e a zaga do Coelho afastou. Na sobra, Thiago Marin acertou belo chute de pé esquerdo e a bola foi parar no canto esquerdo de Neneca. Festa da torcida mandante: 2 a 1.

Depois do gol do Araxá, o América tentou pressionar, mas sem sucesso. O time perdeu Rodriguinho, que sofreu torção no tornozelo e foi substituído por Geovanni. Depois da saída do cérebro da equipe, os jogadores do Coelho passaram a abusar de lançamentos na grande área e viram os defensores do Araxá neutralizar com tranquilidade. Após o apito final do árbitro Émerson Ferreira de Almeida, houve muita festa e comemoração por parte de jogadores e torcedores do Ganso presentes no Estádio Fausto Alvim.

Araxá 2x1 América


Araxá: Marcelo Cruz; Osvaldir, Bruno Mattavelli, Amarildo e Fabiano; Balduíno, Bruno Moreno, Evandro (Renato Xavier aos 45’ do 2º tempo) e Michel Cury (Thiago Marin no intervalo); Fabrício Carvalho (Tiago Pereira no intervalo) e Breitner
Técnico: Ney da Matta

América: Neneca; Gedeílson, Vinícius Simon, Lula e Wanderson; Claudinei, Patrick (Doriva aos 10’ do 2º tempo), Leandro Ferreira e Rodriguinho (Geovanni aos 34’ do 2º tempo); Fábio Júnior e Felipe (Laércio aos 29’ do 2º tempo)
Técnico: Vinícius Eutrópio

Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2013
Local: Estádio Fausto Alvim, Araxá (MG)
Data: sábado, 2 de fevereiro de 2013

Gols:
Fabrício Carvalho aos 9 minutos do 1º tempo (Araxá)
Fábio Júnior aos 44 minutos do 1º tempo (América)
Thiago Marin aos 31 minutos do 2º tempo (Araxá)

Árbitro: Émerson Ferreira de Almeida
Assistentes: Breno Rodrigues e Felipe Souza Leal

Cartões Amarelos:
Breitner aos 2 do primeiro tempo (Araxá)
Patrick aos 28 do primeiro tempo (América)

Público Pagante: 5 mil
Renda:
R$ 110.925,00

Compartilhe