America-MG

Em atuação sem brilho, América vacila e cede empate ao Tupi no final da partida

Lula abriu o marcador aos 28 minutos do segundo tempo, mas Alonso deixou tudo igual para o Galo Carijó em cobrança de pênalti aos 44. Coelho finaliza rodada em 7º lugar

Rafael Arruda

América vencia Tupi até os 44 minutos do segundo tempo, mas acabou cedendo empate



O América esteve longe de apresentar o bom futebol que a torcida espera e ficou apenas no empate contra o Tupi, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Na noite deste domingo, em Juiz de Fora, o Coelho saiu na frente com gol de Lula, aos 28 minutos do segundo tempo, mas foi castigado com um pênalti cometido pelo goleiro Neneca ao final do confronto. Alonso converteu a infração para o Galo Carijó aos 44' e deixou tudo igual no Estádio Radialista Mário Helênio: 1 a 1.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO MINEIRO


Com o empate, o América chega a cinco pontos e passa a ocupar o sétimo lugar, na parte intermediária da tabela do Estadual. O sinal de alerta está ligado, já que faltam sete rodadas para o fim da primeira fase e o clube só conseguiu até aqui o baixo aproveitamento de 41,7%. O próximo adversário do Coelho é o Nacional, oitavo colocado com quatro pontos. As equipes se enfrentam no próximo sábado, às 16h, no Independência.

Apoiado pela presença da torcida no Estádio Radialista Mário Helênio, o Tupi conquistou o empate de forma merecida. A equipe do técnico Felipe Surian soma o sexto ponto e chega à quinta posição na tabela do Campeonato Mineiro - o Tombense também tem seis, mas leva vantagem no número de vitórias. O compromisso seguinte do Galo Carijó é no próximo sábado, contra o Guarani, em Juiz de Fora, às 16h.

Coelho só joga bem nos 15 primeiros minutos

Com tranquilidade para sair jogando, o América dominou o início da partida em Juiz de Fora e criou a primeira chance de gol aos oito minutos. Lançado na grande área por Doriva, Fábio Júnior tentou finalizar de primeira e mandou a bola nas mãos de Tadeu.

Aos 15 minutos, o América criou a sua melhor chance no primeiro tempo. Em cobrança de falta, Doriva lançou Fábio Júnior, que conseguiu dominar a bola e driblar a defesa do Tupi. Na finalização, o camisa 7 foi barrado mais uma vez pela boa intervenção de Tadeu, que caiu no canto direito e espalmou a bola para o lado.

Depois do bom início do América, o Tupi assustou pela primeira vez aos 17 minutos. O armador Vinícius aproveitou descuido da defesa adversária e soltou a bomba de fora da área. Com muito perigo, a bola passou ao lado esquerdo do goleiro Neneca.

Depois do início razoável, o jogo caiu bastante de produção no decorrer do primeiro tempo. As ações ficaram bastante truncadas no meio-campo e as equipes nada produziram. Em vários lances, Tupi e América apelaram bastante para lançamentos longos e bolas lançadas na grande área. O trabalho de zagueiros e goleiros foi facilitado.

Aos 45 minutos, no entanto, o Tupi quase abriu o placar com o zagueiro Adriano. Em cobrança de falta para a grande área, ele dividiu com Neneca e a bola saiu pela linha de fundo, bem próxima ao gol do América.

Lula faz gol de cabeça, mas Tupi consegue empate merecido


O jogo melhorou bastante no segundo tempo. Pressionado por bom resultado em casa, o Tupi até que tomou as rédeas no início, mas quem assustou primeiro foi América. Aos 11 minutos, Claudinei fez ótimo lançamento para a grande área e encontrou Gedeílson, que, sozinho, se atrapalhou na finalização.

O Tupi voltou a comandar as ações. Com boas jogadas dos atacantes Wesley e Rafael Assis, os donos da casa chegaram com perigo, mas esbarraram nas boas intervenções do goleiro Neneca e dos zagueiros Lula e Everton Luiz.

Mesmo em um momento inferior no jogo, quem abriu o placar no Estádio Radialista Mário Helênio foi o Coelho. Aos 28 minutos, Rodriguinho cobrou falta sofrida por Claudinei e Lula se antecipou à marcação do Tupi para fazer, de cabeça, o primeiro gol da partida: 1 a 0.

Depois de fazer o primeiro gol, o América recuou e tentou jogar atrás da linha da bola. A tática fez o Tupi, que já estava embalado desde o início da etapa complementar, partir com mais força para o ataque. Aos 33 minutos, Cassiano arrancou pela direita e chutou forte para boa defesa de Neneca. Depois, o mesmo Cassiano cruzou rasteiro e Lula afastou o perigo.

De tanto insistir, o Tupi chegou ao merecido gol de empate no final da partida. Em lance de escanteio, o atacante Wesley disputou a bola com Neneca e foi derrubado com um carrinho por trás. Pênalti claro. Na cobrança, o lateral-esquerdo Alonso, ex-Cruzeiro, chutou forte no canto esquerdo do goleiro americano e pôs números finais ao jogo: 1 a 1.

Tupi 1x1 América


Tupi
Tadeu; Thiago Ryan (Elvis aos 42 do 2ºT), Adriano, Fabrício Soares e Alonso; Genalvo, Maicon Douglas, Paulinho e Vinícius (Assuério aos 36 do 2ºT); Rafael Assis e Wesley
Técnico: Felipe Surian

América
Neneca; Gedeílson, Everton Luiz, Lula e Wanderson; Claudinei, Leandro Ferreira (Juninho aos 18 do 2ºT), Doriva e Rodriguinho (Patrick aos 36 do 2ºT); Kaká (Tiago Alves aos 23 do 2ºT) e Fábio Júnior
Técnico: Vinícius Eutrópio

Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora
Data: domingo, 3 de março de 2013

Gols:
Lula aos 28 minutos do 2ºT (América)
Alonso aos 44 minutos do 2ºT (Tupi)

Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Marcus Vinícius Gomes

Cartões amarelos:
Alonso aos 40 do 1ºT (Tupi)
Kaká aos 44 do 1ºT (América)
Doriva aos 20 do 2ºT (América)
Everton Luiz aos 25 do 2ºT (América)
Fabrício Soares aos 27 do 2ºT (Tupi)
Genalvo aos 31 do 2ºT (Tupi)
Wanderson aos 32 do 2ºT (América)

Público e renda:
2.596 pagantes e R$ 24.590,00