America-MG

Em documento oficial, Coelho reitera desrespeito da Conmebol a acordo da Arena Independência

Diretoria espera que Atlético se acerte com entidade sul-americana e não tape marcas do clube no restante da fase de grupos da Copa Libertadores da América

Rafael Arruda

Conmembol cobre as placas do América no Independência com tecido preto durante jogo do Atlético

Depois de se manifestar por meio de nota oficial, o América liberou documentos para a imprensa no qual há um acordo para a exibição de sua logomarca durante quaisquer eventos realizados no Estádio Independência. Baseado no ofício, o clube explica que Conmebol e BWA (concessionária do estádio) não poderiam tapar os escudos na partida entre Atlético e Atlas, na última quarta-feira, válida pelo Grupo 1 da Copa Libertadores.


No último parágrafo de um dos textos há uma obrigatoriedade para manter a identidade do Independência enquanto a arena estiver sob posse do Estado.

“Faz parte desse acordo o direito do América – e a respectiva obrigação do Estado – de assegurar a implantação e a manutenção da identidade visual do clube na Arena Independência, de forma incondicionada, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado de Minas Gerais”
.

A redação foi feita com assinatura de Tiago Lacerda, então Secretário de Estado de Turismo e Esportes do Governo de Minas Gerais, em fevereiro de 2014.

Na ocasião, o Atlético jogaria em casa na Copa Libertadores contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia. O Galo venceu por 2 a 1 e as marcas do América ficaram expostas no estádio com consentimento da Conmebol.

“A Conmebol toma conhecimento do manifestado e comunica ao Clube Atlético Mineiro não tem responsabilidade referida à logomarca institucional do Estádio Independência, do América. Solicitamos que todos os tapetes colocados atrás dos gols sejam retirados”, dizia a nota do gerente-geral da Conmebol, Romer Osuna Añez.



Como o regulamento da Conmebol de 2015 teve mudança de redação – agora, as logomarcas de clubes devem ser tapadas durante as partidas da Libertadores (leia as páginas 24 e 25 do link: https://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_copa_bridgestone_libertadores_2015.pdf) –, o América entende que o Atlético deveria negociar com a entidade sul-americana ou procurar outro estádio para jogar. “Não estamos indo contra o regulamento. Mas se a marca do América não pode aparecer, o contrato está sendo descumprido. É isso que não queremos, pois o Independência pertence ao América”, diz ao Superesportes o advogado Paulo Lasmar, integrante do conselho de administração do Coelho.

Embora o documento esteja datado em 2014, Paulo Lasmar afirma que a determinação vale durante o período em que o Estado tiver acordo com o América, até 21 de outubro de 2037. “O documento deixa claro isso. A imagem do Independência não pode ser alterada enquanto houver a interferência do estado”.

Numa das páginas do ofício de 2014, o Governo de Minas Gerais solicitou que a Conmebol “estendesse a flexibilidade a ser adotada na partida contra o Santa Fe de forma tal que os contratos que regem as relações em torno da gestão do estádio pudessem ser cumpridos”.

Na fase de grupos da Libertadores de 2015, o Atlético, lanterna da Chave 1 sem nenhum ponto, ainda jogará contra Santa Fe-COL (09/04) e Colo Colo-CHI (22/04). Resta saber se haverá acordo com a Conmebol para deixar os escudos do América destampados ou se a decisão tomada na última quarta-feira será mantida.

Veja fotos dos documentos disponibilizados pelo América