America-MG

América faz dever de casa, vence Paraná no Independência e é líder provisório da Série B

Coelho passa a secar Botafogo, Vitória e Bahia, que ainda não jogaram pela 17ª rodada

Rafael Arruda

Lateral-direito Robertinho abriu os caminhos para a vitória do América com gol aos 13min do primeiro tempo

O América está no topo da tabela da Série B. Pelo menos até sexta-feira e sábado, quando ocorrerá o complemento da 17ª rodada. A vitória sobre o Paraná, nesta terça-feira, por 2 a 0, fez o time alviverde chegar a 31 pontos, ultrapassando Botafogo, Vitória e Bahia – as equipes enfrentam, respectivamente, Santa Cruz, no Arruda (PE); Ceará, no Castelão (CE); e Boa, na Fonte Nova (BA). Ainda que seja superado no fim de semana, o Coelho ao menos cumpriu o dever de casa e jogou a pressão para os concorrentes. No Independência, Robertinho e Tony assinalaram os gols da partida, ambos no primeiro tempo. Na etapa final, o América, que alcançou o oitavo triunfo em nove confrontos no Horto pela Segundona (92,5% de aproveitamento como mandante), limitou-se a administrar o resultado.


Sobretudo pelo que fez o América nos 45 minutos iniciais, o placar em Belo Horizonte foi justo. Rubens, a 1min, cabeceou para fora. Pouco depois, o zagueiro Alison, mantido titular por Givanildo Oliveira mesmo depois de ter falhado no empate com o Vitória, acertou a trave também com a cabeça. O "abafa" alviverde nos primeiros instantes deixava claro que o Paraná não teria vida fácil. A cada troca de passes, um lance perigoso. Até que, aos 13min, o atacante Bruno Sávio, escolhido para substituir Marcelo Toscano, cruzou baixo para Robertinho, que bateu no canto do goleiro Marcos: 1 a 0. O lateral-direito marcou seu segundo gol na Série B e o terceiro na temporada'2015.

Aos 24min, o Coelho sofreu uma baixa: o estreante Rodrigo Souza, por causa de dores lombares, teve de ser substituído por Diego Lorenzi. Apesar do problema, o time alviverde continuou forte ofensivamente, principalmente em jogadas de velocidade pelas pontas. Mas foi em um lance de bola parada que o segundo gol aconteceu. Depois de escanteio cobrado por Tony, Alison foi puxado por Luciano Castán e sofreu pênalti. Sem Marcelo Toscano e Mancini, habituais batedores, Tony se encarregou da responsabilidade e chutou forte no canto esquerdo: 2 a 0. Tranquilo na partida e pouco ameaçado pelo Paraná, o América se resguardou na defesa até o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, o time da casa poderia transformar o placar em goleada logo a 1min, quando Felipe Amorim se aproveitou de saída errada do Paraná e, livre de marcação, chutou em cima do goleiro Marcos. Só que a pressão intensa, com posse de bola no ataque e várias finalizações, ficou reservada à primeira metade do jogo. O "relaxamento" por parte dos comandados de Givanildo Oliveira até permitiu um ligeiro crescimento do Paraná, que assustou o goleiro João Ricardo aos 35min, em cobrança de falta de Danielzinho. Mas parou por aí. Líder provisório, o América liga o secador antes de pensar no confronto da terça-feira que vem, às 19h, contra o lanterna Ceará, no Castelão.

AMÉRICA 2X0 PARANÁ

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Raul; Leandro Guerreiro e Rodrigo Souza (Diego Lorenzi, aos 24min do 1ºT); Felipe Amorim, Tony e Bruno Sávio (Renato Bruno, aos 36min do 2ºT); Rubens (Xavier, aos 5min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

PARANÁ
Marcos; Ricardinho, Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Jean (Thiaguinho, aos 30min do 1ºT), Fernandes (Lucas Pará, aos 31min do 2ºT), Danielzinho, Rafael Costa e Henrique; Fernando Viana (Carlinhos, aos 16min do 2ºT)
Técnico: Fernando Diniz

Gols: Robertinho, aos 9min, Tony, aos 27min do 1ºT (AME)
Cartões amarelos: Robertinho, aos 13min do 1ºT. Leandro Guerreiro, aos 2min do 2ºT (AME); Luciano Castan, aos 26min do 1ºT. Henrique, aos 18min do 2ºT (PAR)
Motivo: 17ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Data: terça-feira, 4 de agosto de 2015
Árbitro: Diego Almeida Real-RS
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison-RS e José Javel Silveira-RS
Público: 1.424 pagantes
Renda: R$ 21.800