America-MG

A 'vida pós-Thiago Santos': números de Rodrigo Souza apontam equilíbrio com ex-volante do time

Substituto mostra estatísticas parecidas com as do atual jogador do Palmeiras

Rafael Arruda

Thiago Santos se transferiu para o Palmeiras, abrindo espaço para o volante Rodrigo Souza
Desde que vendeu o volante Thiago Santos ao Palmeiras por R$ 1 milhão – valor da multa rescisória –, o América vem apostando em Rodrigo Souza, emprestado pelo Cruzeiro até o fim da Série B, como substituto. Apesar de não ter empolgado tanto em suas primeiras exibições, o meio-campista apresentou bom futebol no triunfo por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa na última terça-feira, quando o time alviverde encerrou um jejum de cinco partidas sem vitória. A exibição destaca de Rodrigo não se resume ao gol anotado nos acréscimos do primeiro tempo. A movimentação do atleta, sobretudo para forçar o adversário ao erro na troca de passes, foi merecedora de destaque. E o tento marcado pelo Coelho, claro, faz aumentar a confiança de quem deixou de vestir a camisa 5 e passou a utilizar a 7, graças ao esquema tático 3-5-2 implantado pelo técnico Givanildo Oliveira.


“Foi uma jogada muito boa do Richarlison. Ele deu dribles, foi muito feliz no lance. Eu cheguei forte na área e apareci na hora certa para finalizar”, afirma o jogador, ao relembrar o primeiro gol assinalado com a camisa americana, registrado no Castelão, em São Luís-MA.

Ao torcedor que ainda lamenta a perda de Thiago Santos, o Superesportes apresenta alguns números do Footstats, site especializado em estatísticas, e faz um comparativo entre Rodrigo Souza e o ex-volante do clube. Obviamente, por ter jogado mais vezes, Thiago apresenta vantagem na análise bruta dos fundamentos. Contudo, a média de Rodrigo por partida é digna de tanto respeito quanto a do antigo titular. E vale ressaltar ainda que Rodrigo, na vitória por 2 a 0 sobre o Paraná pela 17ª rodada, foi substituído aos 24 minutos do primeiro tempo por causa de dores lombares. Thiago Santos, por sua vez, jamais deixou o campo antes do intervalo.

Entre os principais números pesquisados pela reportagem, Rodrigo leva vantagem na média de passes certos por jogo, enquanto Thiago Santos se destaca pela eficiência nos desarmes. Na lista abaixo, o leitor americano encontrará outros fundamentos como jogos, gols, assistências, lançamentos e outros.

Estatísticas da Série B

Rodrigo Souza x Thiago Santos

Jogos:
6 x 19
Gols: 1 x 3
Média de gols: 0,16 x 0,15
Assistências para gol: 0 x 1
Assistências para finalização: 4 x 4
Passes certos: 151 x 358
Passes certos (média por jogo): 25,1 x 22,3
Desarmes certos: 22 x 74
Desarmes certos (média por jogo): 3,6 x 4,6
Finalizações (certas/total): 2/2 x 6/13
Finalizações (percentual): 100% x 46%
Lançamentos (certos/total): 5/14 x 17/53
Lançamentos (percentual)
: 35,7% x 32,1%
Cartões amarelos: 1 x 6
Faltas cometidas:
10 x 55
Faltas cometidas (média por jogo): 1,6 x 3,4
Dribles (certos/total): 0/0 x 2/4