America-MG

Xavier x Bryan: disputa pela ala esquerda fortalece grupo americano na reta final da Série B

Técnico Givanildo Oliveira escolherá um dos dois para jogo do dia 17 contra ABC

Rafael Arruda

Xavier disputou 11 jogos, sendo seis como titular. Já Bryan participou de nove partidas na Série B

Depois de quase três meses em tratamento de grave lesão na coxa esquerda, o lateral-esquerdo Bryan está novamente à disposição do técnico Givanildo Oliveira para os oito jogos finais do América na Série B. Mas ele tem um forte concorrente: o armador Xavier, improvisado na posição, fez boas partidas. Os dois terão pouco mais de uma semana para provar ao treinador que merecem a vaga para a partida de 17 de outubro, contra o ABC. No confronto da 31ª rodada, em Natal, o clube alviverde, terceiro colocado, com 51 pontos, defenderá a permanência no G4.


Os dados disponibilizados pelo Footstats, especializado em estatística, mostram relativo equilíbrio. Xavier, titular em seis de seus 11 jogos, acertou 88% dos passes, número superior ao de Bryan (83%), que começou jogando nove vezes. Por outro lado, o recém-recuperado de contusão leva vantagem no número de desarmes (20 a 9) e em assistências para gol (1 a 0).

Givanildo só definirá titular nos próximos dias, em coletivos no Lanna Drumond, mas já adianta a importância do retorno de Bryan. “Nunca desejamos tanto uma parada como essa. Há a situação dos que vinham jogando, que terão tempo para descanso. E vamos esperar os nossos laterais. O Bryan já vem treinando... temos de montar o time certo para o jogo com o ABC”.

O lateral, por sua vez, espera ser escalado no próximo compromisso da equipe. “Desde o dia em que me machuquei, coloquei na cabeça que mais importante era me recuperar a tempo de pegar pelo menos dois jogos finais. Minha cabeça está boa demais, estou treinando de segunda a segunda e, agora, é fazer o que o Givanildo pedir e ajudar a equipe”, afirma Bryan.

Titular desde que Raul, o outro lateral-esquerdo do grupo, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo (só voltará a jogar em 2016), Xavier elogia as qualidades do concorrente. “É um cara que dentro de campo é muito bom. Volta para somar e nos ajudar na reta final. Além disso, é um companheiro de base. Acho que o América e todos nós só temos a ganhar”, frisa.

O desejo de Xavier, de 20 anos, porém, é seguir entre os 11 até a 38ª rodada, ainda que fora de sua função de origem, o meio-campo. “Era a minha oportunidade, independentemente da posição. Pensei assim, para mostrar o meu trabalho. Espero poder continuar até o fim da Série B”, conclui o jovem.

XAVIER X BRYAN

Xavier: 11 jogos na Série B (6 como titular)

Passes: 188 certos e 24 errados (88%)
Média de acerto: 17
Média de erro: 2
Finalizações: 3 certas e 7 erradas (30%)
Cruzamentos: 10 certos e 12 errados (45,4%)
Lançamentos: 4 certos e 17 errados (19%)
Assistências: nenhuma para gol e sete para finalizações
Dribles: 1 certo e nenhum errado (100%)
Desarmes: 9 certos e 1 errado (90%)

Bryan: 9 jogos na Série B (9 como titular)

Passes: 309 certos e 63 errados (83%)
Média de acerto: 34
Média de erro: 7
Finalizações: nenhuma certa e oito erradas (0%)
Cruzamentos: 14 certos e 14 errados (50%)
Lançamentos: 15 certos e 28 errados (34,8%)
Assistência: 1 para gol e 7 para finalizações
Dribles: 7 certos e nenhum errado (70%)
Desarmes: 20 certos e 6 errados (76,9%)