America-MG

Bem-humorado, Givanildo brinca com repórteres e projeta mais uma vitória para o acesso à Série A

Treinador se mostrou muito alegre com proximidade da subida para a elite nacional

Rafael Arruda

Givanildo Oliveira já calcula acesso do América; técnico espera mais um triunfo para Coelho voltar à Série A

O técnico Givanildo Oliveira arrancou risadas de todos os repórteres na entrevista coletiva depois da goleada do América sobre o Vitória, por 4 a 0, no Independência. Mostrando bom humor, o pernambucano celebrou o ótimo resultado da noite desta terça-feira, mas frisou que o Coelho ainda não está matematicamente garantido na Série A de 2016 – o time manteve a vice-liderança, com 63 pontos. A subida à elite pode ocorrer na próxima rodada, se o alviverde vencer o Paraná, sábado, às 21h, na Vila Capanema.


“Falei para os jogadores que precisávamos de mais seis pontos. Conseguimos três hoje, ainda faltam três. Temos mais um jogo agora contra o Paraná, e depois diante do Ceará. Queremos chegar contra o Botafogo já classificados para a Série A. Pelo que apresentamos, temos chances de conseguir isso na próxima rodada. Minha satisfação é pelo grande futebol da equipe. Um time bem armado, jogando bem. Hoje o Vitória só chutou duas vezes de fora da área. No mais, não chegou perto do João Ricardo. É um sinal que nosso time estava bem armado”, analisou o treinador.

Perguntado por um repórter se a equipe vai brigar pelo título nas três últimas rodadas, Givanildo sorriu e brincou. “Aí não sei. Aí você está avançando muito. Mais do que o nosso centroavante”, disse, às gargalhadas. “Brincadeira. Se eu dissesse que não, estaria mentindo. Se a gente chegar aqui contra o Ceará, e de repente o Botafogo vacilar, claro que vamos querer de qualquer jeito”, acrescentou.

Givanildo Oliveira não tem o hábito de sorrir nas entrevistas. Historicamente mais sério, o treinador de 67 anos “quebrou o clima” e voltou a responder, em tom bem-humorado, se estava nervoso antes da partida. “Você diz isso porque não é treinador (risos). A situação é tensa...”. “Mas respondendo sério, meu jeito é esse mesmo. Não sou de ficar rindo toda hora, mas também não sou bravo, fechado. Converso com todo mundo”.

Caso o América confirme o acesso à elite, Givanildo Oliveira protagonizará mais um grande feito como treinador. No passado, ele conquistou a Série B, em 1997, e a Série C, em 2009. O comandante falou de sua identificação com o clube mineiro. “Não posso dizer que não. Do jeito que as coisas aconteceram para mim no América, foi um casamento que deu certo. Prova é que todos os trabalhos têm bons números. Fico alegre e satisfeito. Não tem como esconder. Tenho que ser americano”, encerrou.