America-MG

Diretoria do América oficializa venda de atacante Richarlison ao Fluminense por 'valor recorde'

América jamais havia fechado venda por esse montante

Bruno Furtado Rafael Arruda

Richarlison troca Lanna Drumond pelas Laranjeiras, e ainda poderá render dinheiro ao América no futuro
O América oficializou nesta segunda-feira a venda do atacante Richarlison, de 18 anos, ao Fluminense. O clube negociou 50% dos direitos econômicos de sua revelação por R$ 10 milhões, valor recorde na história do clube. O Coelho ainda ficará com 20% do passe, o que garante receita numa futura transferência. O restante dos direitos estão divididos entre o Real Noroeste-ES (15%) e um investidor (15%).


O América detinha 65% dos direitos do atleta, mas, nessa negociação de venda, conseguiu repassar 50% ao Fluminense e ainda ficar com 20% (15% que já lhe pertenciam e mais 5% cedidos por um investidor).

”O valor será pago à vista pelo Fluminense. Não temos do que reclamar. É um bom negócio, não tinha como segurar. A torcida pode não gostar, mas o América vendeu bem, essa que é a verdade”, disse ao Superesportes Francisco Santiago, um dos presidentes do América.

A negociação é a maior da história do América. Até então, o recorde havia sido registrado na transferência de Matheus para o Braga, de Portugal, por 2,4 milhões de euros (R$ 7,2 milhões na cotação de junho de 2014). O clube português adquiriu 90% do passe do goleiro. Os mineiros têm direito a 9% do mais-valia (diferença entre os valores de compra e venda) de uma próxima transação.

Richarlison, de 18 anos, teve passagem meteórica pelo time profissional do América. Em 24 jogos na Série B, marcou nove gols e deu três assistências, sendo peça fundamental na campanha que recolocou o Coelho na elite do futebol brasileiro (4º lugar, com 65 pontos).

Zagueiro do Flu a caminho

O América deve receber o zagueiro Artur, de 25 anos, na negociação. O jogador já acertou as bases salariais com o Coelho. O acordo será de empréstimo até o fim do ano que vem. O jogador tem os direitos econômicos ligados ao Nova Iguaçu-RJ.

Contratado pelo Flu em maio de 2015, Artur disputou apenas uma partida no Campeonato Brasileiro – derrota para o Figueirense, por 1 a 0, pela última rodada. Em 2013 e 2014, o defensor teve boas apresentações com a camisa do Atlético-GO. Ele atuou em 83 jogos e ganhou duas edições do Campeonato Goiano.