O América anunciou, nesta terça-feira, a nova identidade visual do clube. A revitalização engloba mudanças no escudo do time, na logomarca do programa sócio-torcedor Onda Verde e nas bandeiras e cachecóis direcionadas aos torcedores. De acordo com o Coelho, a marca foi aprimorada para ganhar mais força de apresentação.
Autor do projeto, Adriano Alamy explicou as mudanças. "O processo criativo envolveu muita pesquisa e cuidado com a simbologia do América e possibilitou o enriquecimento da sua marca. Todo o projeto foi baseado na metodologia dos 3T'S que desenvolvi nos últimos anos: Tradição, Torcida e Troféus, que é a gestão da marca de um clube de futebol através da sua identidade visual, sempre em parceria com o marketing dos clubes”, comentou o designer.
O escudo do clube não sofreu grandes alterações. As iniciais AFC foram realinhadas, a faixa do Decacampeonato foi estilizada e teve o texto modificado. As estrelas amarelas (campeão da Série B em 1997 e da Série C em 2009), e a estrela vermelha (campeão da Sul-Minas em 2000) ficaram maiores e mais próximas ao emblema, aumentando o tamanho do escudo do América, quando colocado lado a lado com os escudos dos outros clubes. (assista ao comparativo no vídeo abaixo)
O Gerente de Marketing e Negócios do América, Erley Lemos, valorizou a mudança. “O momento é bem oportuno para revitalizarmos a marca América. No ano que o Clube comemora 105 anos de existência, estamos inovando com responsabilidade, fizemos um trabalho onde buscamos atualizar o logo preservando a tradição, pois conhecemos a paixão da família americana. Com esta revitalização, além de modernizar a marca, visamos fortalecer a nossa relação com os diversos públicos, e expandir as possibilidades de novos negócios para o clube".
De acordo com o clube, a nova marca entrará gradativamente em todos os ambientes físicos e digitais do América (site, redes sociais, aplicativos para smartphones, papelaria, backdrop, Estádio Independência, Centros de Treinamento, Sede Administrativa ‘Afonso Celso Raso’ e no programa sócio-torcedor Onda Verde).