Superesportes

AMÉRICA

David Luiz relembra dificuldade na carreira e volta a dizer que passou fome no América

Zagueiro do Chelsea jogou no clube mineiro ainda na base

Redação
David Luiz voltou a Chelsea, clube no qual deve ser campeão inglês nesta temporada - Foto: AFP / Oli SCARFF

Em alta no Chelsea e próximo de ser campeão inglês, o zagueiro David Luiz concedeu entrevista ao jornal “Daily Mail” e voltou a falar sobre seu início difícil de carreira. O defensor comentou mais uma vez que passou fome no América, clube que defendeu entre 14 e 15 anos.  
“Foi a única vez na minha vida em eu conheci a fome (foi no América). Comi feijão batido no liquidificador duas vezes ao dia durante 10 dias. Eles queriam que eu assine contrato, mas não voltei”, descreve o jogador, que já havia falado sobre a precariedade da base do América, em entrevista em 2013.

David Luiz deixou o clube mineiro e foi jogar no Vitória. Em Salvador, ganhou visibilidade e foi parar no Benfica, em Portugal. Passou por Chelsea, PSG e voltou ao clube inglês. Hoje, é considerado um dos melhores defensores do mundo.

O zagueiro relembra a viagem que fez de Belo Horizonte a Salvador, na Bahia.
 
“Pedi à minha mãe para que pagasse o voo. Era longe demais de ônibus. Tivemos de pagar em parcelas, porque só ricos voavam de avião. Eu jogava com um camisa 10 e estava no banco e usávamos três defensores, como no Chelsea. Fomos para uma competição em Santiago, no Rio Grande do Sul. Foram 75 horas de ônibus de Salvador. Dois dos nossos defensores se machucaram durante a viagem, mas o nosso treinador não quis mudar o sistema de jogo”, disse David.

Em 2013, o ex-presidente do América, Marcus Salum, comentou a declaração de David Luiz - o jogador já havia falado sobre o assunto.

“Eu fiquei muito triste com essa declaração que tem pouca consistência. O América recebe cerca de mil meninos por ano, talvez mais. Eu procurei em todos os arquivos o Davi Luiz no América e não achei. Nem sei em que período ele passou por lá. Acho que ele deveria conversar com o Fred, com o Danilo, jogadores da Seleção Brasileira que estão com ele e perguntar um pouquinho sobre o clube (nenhum dos jogadores citados estão sendo convocados por Tite)”, disse, em resposta dada em 2013, às vésperas da Copa das Confederações.

“Se o América fosse tão ruim assim no tratamento, não teria feito o Gilberto Silva, Evanílson, Fred, Palhinha, todos os jogadores que inclusive jogaram nde Copa do Mundo. Acho que ele deve ter vindo em teste em um período curto, talvez pedido por algum empresário numa época infeliz qualquer e aconteceu algum incidente com o rapaz. Agora, o tratamento e o nível da categoria de base do América, o grande resultado disso é o que revelamos".

"Não tem como eu refutar uma declaração que nem consta em nosso arquivo, ele que deve ter vindo em teste por um período curto. Se ele tivesse treinado no América todos saberiam quem era o David Luiz. Desejo a ele toda a sorte do mundo e que também tenha um pouco mais de educação e gratidão. Temos recebido isso aqui e ele também deve ter recebido. Mas esse é o caminho do futebol. O sujeito alcançou um passo à frente e acha que pode falar de tudo. O América tem um trabalho sério e organizado. Cuida dos meninos e é lógico que às vezes tem alguma dificuldade. Isso pode ter sido uma coincidência pelo fato do clube ter passado por um período mais difícil anteriormente. Considero ridícula essa declaração dele”, concluiu Salum, em entrevista em 2013.