América
None

AMÉRICA

Com feito único igualado, América pode atingir marca histórica em caso de título

América repete Figueirense de 2013 e pode marcar feito inédito no sábado

postado em 23/11/2017 06:00 / atualizado em 22/11/2017 15:23

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O acesso foi garantido na 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, depois de vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense. O América igualou o próprio clube catarinense, que havia sido o único último colocado na Série A a voltar à elite logo no ano seguinte à queda desde que as competições passaram a ser disputadas no formato atual, em 2006. O foco agora é em atingir uma marca ainda mais grandiosa, que é ser o primeiro lanterna da primeira divisão a ser campeão da Segundona na temporada seguinte.

Mesmo que não fique com a taça, o América já marcará a melhor campanha de um último colocada da Série A na segunda divisão. Isso porque o Coelho já tem a segunda posição e o Figueira conseguiu o acesso em 2013 ficando com a quarta posição na Série B. Nesta temporada, com 70 pontos, a equipe comandada por Enderson Moreira não pode mais ser alcançada pelo Ceará, terceiro colocado com 64.

O América passou por uma grande reformulação após a decepcionante campanha de rebaixamento na Série A de 2016. O Coelho havia sido campeão mineiro após 16 anos de jejum e não conseguiu render sob o comando de Givanildo Oliveira na primeira divisão. A diretoria trouxe o português Sérgio Vieira e, por fim, contratou o técnico Enderson Moreira para o trabalho de reconduzir o clube à elite nacional.

Enderson terminou o campeonato de forma honrosa, mesmo que ainda na última colocação. Depois que o treinador chegou, o Coelho, que havia vencido somente Figueirense e Coritiba no Horto, derrotou Santos, Internacional, Botafogo, Atlético-PR e São Paulo, também no Independência. O comandante, junto à diretoria, projetou as alterações no grupo para 2017 e o América está a um passo da glória.

Para ser campeão, o clube mineiro precisa de vitória simples sobre o CRB, às 17h30 deste sábado, no Independência, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo se não vencer, o Coelho pode levar o título. O Alviverde fica com a taça também em caso de tropeço – empate ou derrota – do Internacional, que recebe o Guarani, no Beira-Rio, no mesmo dia e horário.

“A torcida vai nos ajudar muito, incentivar e empurrar na busca desse título, que há muito eles não comemoram. Tenho certeza que o time vai jogar junto para conseguir essa taça. Se tudo der certo, esse título não escapa e vamos tentar agarrá-lo com unhas e dentes. Temos que deixar a ansiedade de lado. Eu fico ansioso até começar o jogo. Depois que começar a partida, temos que deixar isso de lado e entrar tranquilos para fazer o nosso melhor”, disse Luan, vice artilheiro do Coelho com oito gols.

Campanhas dos últimos colocados da Série A na temporada seguinte na Série B desde 2006:


Brasiliense (8º – 2006)
Santa Cruz (18º – 2007)
América-RN (15º – 2008)
Ipatinga (15º – 2009)
Sport (6º – 2010)
Grêmio Prudente/Barueri (9º – 2011)
Avaí (7º – 2012)
Figueirense (4º – 2013)
Náutico (13º – 2014)
Criciúma (12º – 2015)
Joinville (17º – 2016)
América (1º ou 2º – 2017)

Tags: serieb nacional americamg