América
None

AMÉRICA

América seca Flamengo e Grêmio para confirmar vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Regulamento prevê que o Coelho pode ter de disputar o torneio nacional desde o início caso o Brasil tenha nove representantes na Copa Libertadores

postado em 27/11/2017 19:14 / atualizado em 27/11/2017 19:58

Leandro Couri/EM/D.A Press
O título de campeão da Série B valeu ao América a classificação para as oitavas de final da próxima edição da Copa do Brasil. A vaga é garantida pelo regulamento da segunda divisão nacional. No entanto, o Coelho ainda deve secar Flamengo e Grêmio para que não aconteça uma reviravolta na programação do clube para a temporada 2018.

Isso porque as normas definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Segundona fazem uma ressalva quanto à definição da vaga. Caso o país tenha nove clubes classificados para a Copa Libertadores, o campeão da Série B perde a posição nas oitavas de final da Copa do Brasil para o nono representante brasileiro na competição Sul-Americana.

É o que pode acontecer no cenário do futebol brasileiro para a próxima temporada. O Brasil teria vaga garantida na maior competição do continente para os seis melhores na Série A do Brasileiro, o vencedor da Copa do Brasil, além dos campeões da Sul-Americana e da própria Libertadores. Dessa forma, o América agora seca Flamengo e Grêmio nas disputas continentais.

O Rubro-negro venceu o Junior Barranquilla por 2 a 1 no primeiro confronto das semifinais da Copa Sul-Americana. O clube carioca precisa de um empate no jogo de volta, nesta quinta-feira, na Colômbia, para chegar à decisão e tentar o título.

O Grêmio está ainda mais próximo de levantar a taça da Copa Libertadores. O Tricolor gaúcho venceu o Lanús por 1 a 0 no duelo de ida da final e pode empatar na partida de volta, também nesta quinta-feira, na Argentina, e levar o terceiro título do clube na competição.

Nesse caso, o regulamento determina que o campeão da Série B fique sem a vaga e entre na Copa do Brasil desde o início para que o nono representante brasileiro na Libertadores comece a disputa já nas oitavas de final do mata-mata nacional.

Normalmente, os oito clubes que disputam a Libertadores entram nas oitavas de final da Copa do Brasil e, do outro lado da chave, se confrontam contra cinco equipes que avançaram desde o início do torneio, além dos vencedores da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.

Tags: américa coelho serieb copadobrasil futncaional gremiors flamengorj