Superesportes

AMÉRICA

Enderson Moreira lamenta cansaço do América no segundo tempo, mas vê pontos positivos em empate com a URT

Resultado deixou equipe americana na quarta colocação do Estadual

Rafael Arruda
Técnico Enderson Moreira valorizou o ponto somado pelo América na partida contra a URT - Foto: Mourão Panda/América/Divulgação
Depois de sair na frente da URT no primeiro tempo, com gol do atacante Aylon, e segurar a partida de maneira tranquila, o América cedeu o empate no começo da etapa final e não teve forças para ir novamente em busca da vitória. Na visão do técnico Enderson Moreira, o time foi prejudicado pelo desgaste físico, principal motivo das três substituições realizadas por ele – saíram Luan, Aylon e Giovanni e entraram Gerson Magrão, Capixaba e Carlinhos.

“Perdemos a oportunidade de sair com os três pontos no primeiro tempo. A gente criou situações para poder, talvez, sair com um segundo gol. No segundo tempo nós sofremos desde o início. Isso não serve de justificativa, mas é uma constatação: fiz três substituições de jogadores que pediram para sair. O desgaste é muito grande. Não é o problema de jogar um jogo. Em 12 dias dá para fazer um jogo? Dá.
O que não dá é se preparar para fazer quatro jogos seguidos. Isso que é complicado. Começamos a ter problemas e precisamos avaliar bem para quarta-feira”.

Enderson Moreira reconheceu também os méritos da URT, que completou o 14º jogo sem derrota como mandante no Campeonato Mineiro (não perde em casa desde 6 de fevereiro de 2016). Contudo, o treinador voltou a destacar o rendimento de sua equipe nos primeiros 45 minutos, sobretudo na troca de passes que resultou no gol de Aylon.

“Essa sequência de jogos para nós é complicada, pois não temos um elenco tão grande. O elenco ainda é reduzido, e a gente sabia que essa sequência seria complicada. A viagem de BH para Patos é um estresse a mais. E, claro, a qualidade da equipe, né?! Essa equipe nos últimos anos tem sido a melhor do interior, muito bem montada pelo Rodrigo, a gente sabia das dificuldades. Quem vier a Patos de Minas jogar contra a URT vai sofrer também. O primeiro tempo nosso foi muito bom. Controlamos o jogo, criamos situações, nosso gol foi muito bacana, numa jogada muito bem trabalhada. No segundo tempo nós caímos e não mantivemos o nível do primeiro tempo”, disse o treinador do Coelho, que valorizou o ponto responsável por deixar a equipe a quarta colocação do Estadual.

“A gente joga sempre para poder vencer. Claro que nosso objetivo é a vitória. Mas, se não deu para ganhar, não perde.
Estamos no bolo dos primeiros colocados, e nosso objetivo é classificar. Ficamos com uma base muito boa, mas estão chegando atletas. Vai demandar tempo para fazer um jogo, verificar o que não funcionou e conversar um pouquinho. Agora precisamos somar o maior número possível de pontos, buscar essa classificação e, naturalmente, desenvolver mais”.

Na próxima quarta-feira, às 19h30, o América jogará no Independência, contra o Tupi, pela terceira rodada. Sem tempo para preparar a equipe de modo satisfatório, Enderson espera ao menos reabilitar os jogadores desgastados. “ (O Tupi) É uma equipe que jogou ontem e terá um dia a mais que a gente de preparação para esta partida. É um jogo extremamente importante para as duas equipes. A gente prevê dificuldades sempre. Espero que possamos ver as condições do atletas e recuperá-los para o jogo de quarta-feira. Vamos fazer a melhor preparação possível para esta partida que será muito difícil”.
.