América
None

AMÉRICA

Luan, do América, pode ser denunciado por trocar 'cusparadas' com torcedor da URT em Patos de Minas durante jogo do Mineiro

Procuradoria do TJD analisa imagens da transmissão do jogo no Zama Macial

postado em 22/01/2018 17:00 / atualizado em 22/01/2018 17:32

Juarez Rodrigues/EM/D. A Press
No último domingo, o América cedeu o empate à URT aos sete minutos do segundo tempo, mas um outro fato, ocorrido aos 27, pode prejudicar a sequência do time e, particularmente, do atacante Luan no Campeonato Mineiro. O jogador pode ser denunciado pela Procuradoria do TJD por trocar 'cusparadas' com um torcedor do adversário no estádio Zama Maciel. A pena prevista varia de seis a 12 partidas de suspensão.



O vídeo com as imagens já está sendo analisado pela Procuradoria de Justiça Desportiva. Em contato com a reportagem, o procurador-geral Charles Fernando Vieira da Silva não vê Luan como vítima e disse que poderá oferecer denúncia do jogador com base no artigo 254-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que versa sobre o ato de cuspir em outros envolvidos no jogo.

“Vou avaliar o vídeo para decidir se cabe oferecer denúncia. Se for o caso, provavelmente, será com base no artigo 254-B. A pena é de seis a 12 partidas para o jogador”, comentou Vieira da Silva, que, a princípio, não vê motivos para denunciar a URT. “Vejo uma ação individual do atleta e do torcedor e, em uma análise preliminar, não vejo como penalizar o clube”, finalizou.

A assessoria de imprensa do América informou que o departamento jurídico do clube analisa o caso e vai tomar as providências cabíveis em caso de denúncia e defesa do atleta no Tribunal de Justiça Desportiva.

Entenda o caso

Luan foi substituído por Enderson Moreira aos 26 minutos do segundo tempo do duelo contra a URT, em Patos de Minas, nesse domingo, no fechamento da segunda rodada do Estadual. Na saída do gramado, ao chegar no banco de reservas, o atacante foi provocado e respondeu o torcedor com xingamentos.

Segundos depois, ao ser contido pelo auxiliar técnico Luis Fernando Flores e se abaixar, é possível ver uma cusparada passar próximo do jogador. Luan então se levanta e responde o ato. A discussão não foi identificada no momento por nenhum membro do quadro de arbitragem.

Nesta segunda-feira, o árbitro da partida, Emerson de Almeida Ferreira, retificou a súmula do jogo, alegando que percebeu o ocorrido após ver o vídeo da transmissão, pelo Canal Premiere.

“Quando o atleta da Equipe do América F.C. n. 11 Sr Luan Michel Louza se dirigia para seu banco de reservas, recebe vindo de um torcedor localizado nas arquibancadas, um liquido compatível a uma cusparada. De ato contínuo o referido atleta se volta ao torcedor e tem uma reação de revide imediata também compatível a uma cusparada. Atos esses que não foram observados durante a partida por nenhum membro da equipe de arbitragem (sic)”, relatou Emerson Ferreira.

Confira o texto do Artigo 254-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

Cuspir em outrem:

PENA: suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

Parágrafo único. Se a ação for praticada contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por trezentos e sessenta dias, qualquer que seja o infrator.

Tags: interiormg denúncia tribunal tjd cuspe torcedor luan urt coelho américa