Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

América enfrenta Flamengo em busca de segunda vitória seguida no Brasileiro

Duelo no Maracanã marcará despedida do goleiro Júlio César dos gramados

Matheus Adler
Confronto deste sábado promoverá a volta do América ao Maracanã, após pouco mais de 16 anos - Foto: Mourão Panda/América
América e Flamengo entram em campo neste sábado, às 19h, no Maracanã, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho busca a segunda vitória seguida na competição, após golear o Sport por 3 a 0 na primeira rodada. Já o rubro-negro, que empatou em 2 a 2 com o Vitória na estreia, tentará o primeiro triunfo na competição.
 
A partida desta noite marcará a despedida de Júlio César dos gramados. A diretoria do Flamengo preparou uma homenagem ao goleiro de 38 anos. A começar pelo palco do duelo, que foi transferido da Ilha do Urubu para o Maracanã, onde o camisa 12 fez história pelo rubro-negro. E a torcida promete fazer festa. Até a tarde dessa sexta-feira, mais de 40 mil ingressos haviam sido comercializados.
 
O confronto deste sábado promoverá a volta do América ao Maracanã após quase 17 anos. A última partida do Coelho por lá foi em 9 de setembro de 2001, contra o próprio Flamengo, pela primeira fase do Brasileirão.
Naquela época, o rubro-negro era comandado por Zagallo, enquanto o clube alviverde era dirigido por Lula Pereira. O duelo terminou empatado em 1 a 1. Reinaldo marcou para os mandantes, enquanto Ruy Cabeção fez para o Coelho. 
 
América poderá ter ‘general’ em campo
 
O técnico Enderson Moreira deixou dúvidas no provável América que irá encarar o Flamengo. Na quinta, ele comandou o único coletivo da semana, iniciando a atividade com os titulares que enfrentaram o Sport. Entretanto, o treinador fez algumas alterações na segunda parte do treino tático.
 
Uma delas foi com a entrada do volante Leandro Donizete. O volante, emprestado pelo Santos até o fim do ano, entrou na vaga de Juninho, formando dupla com Christian. Deve ser a única alteração na equipe em relação a que entrou em campo no domingo. 

O goleiro reserva Fernando Leal e o zagueiro Lima, também suplente, acusaram dores na articulação dos joelhos esquerdo e direito, respectivamente, e ficaram em Belo Horizonte. Eles se juntaram ao meia Matheusinho no departamento médico. Já João Ricardo, Giovanni e David seguem fora do time. O trio está na fase de transição e devem ficar à disposição de Enderson Moreira nos próximos dias.

O momento ruim vivido pelo Flamengo na temporada não convence Enderson Moreira. O técnico do América citou a pressão que o adversário vem sofrendo por resultados, mas valorizou o trabalho de Maurício Barbireri, que comanda interinamente o rubro-negro.

“O Flamengo preocupa de todas as formas, independentemente do momento, com ou sem pressão, com ou sem torcida. Sabemos muito bem o que representa o adversário. O que mais me chama atenção é a qualidade e a força do elenco.
O Barbieri está desenvolvendo algumas ideias, e a gente sabe de sua capacidade de organizar bem a equipe. Portanto, não é apenas o fator pressão. Temos noção do desafio que teremos, contra um time gigante que enfrenta a cobrança pelo resultado a todo instante”, analisou.
 
Nem tudo é festa no Flamengo…
 
Júlio César será homenageado pelo clube e pela torcida do Flamengo em partida contra o América - Foto: Gilvan de Souza/FlamengoApesar do clima festivo para a partida desta noite, o Flamengo convive com um jejum de vitórias que já dura mais de um mês. O último triunfo rubro-negro foi na Taça Rio, contra a Portuguesa. Após a eliminação no Campeonato Carioca, no fim de março, o time entrou em campo nos empates contra Vitória e Santa Fe, da Colômbia - este último pela Copa Libertadores.
 
Para o duelo deste sábado, o técnico Maurício Barbieri não poderá contar com Everton Ribeiro e Diego. O primeiro cumpre suspensão, enquanto o segundo teve uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita. Willian Arão e Geuvânio devem substituir os meias, respectivamente
 
Quem está mais que certo na titularidade é Júlio César. O goleiro, no entanto, minimiza o protagonismo da noite pela sua despedida e quer que a torcida vá prestigiar o Flamengo, acima de tudo, já que o time necessita da vitória para quebrar o incômodo jejum.
 
“O torcedor vai apoiar o Flamengo. Não o Júlio César. Me sinto honrado por ter já 40 mil ingressos vendidos.
Mas para prestigiar o Flamengo. A gente vem de um empate, em que o torcedor não ficou feliz, mas nós também não. Temos que caminhar todos juntos”, declarou.
 
FLAMENGO X AMÉRICA
 
Motivo: segunda rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 21 de abril de 2018
Horário: 19h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
 
FLAMENGO
Júlio César; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar e Willian Arão (Geuvânio); Lucas Paquetá,  Vinícius Júnior e Geuvânio; Henrique Dourado.
Técnico: Maurício Barbieri
 
AMÉRICA
Jori; Norberto, Messias, Rafael Lima e Carlinhos; Leandro Donizete (Juninho) e Christian; Serginho, Aylon e Luan; Rafael Moura.
Técnico: Enderson Moreira 
.