Superesportes

SÉRIE A

América visita o Ceará no Castelão para somar primeiros pontos fora de casa

Coelho busca bom resultado em Fortaleza pensando em sequência no Horto

Paulo Galvão
Depois de duas derrotas como visitante, América enfrenta o Ceará no Castelão para somar pontos - Foto: Mourão Panda / América
Com duas vitórias em casa e duas derrotas fora, o América tentará somar ao menos o primeiro ponto como visitante neste Campeonato Brasileiro diante do Ceará, nesta segunda-feira, às 20h, no Castelão, em Fortaleza. Um empate pode ser considerado bom resultado, pois depois o time terá dois jogos no Independência, contra Botafogo e São Paulo, com muita chance de continuar entre os primeiros da competição.

Se conseguir a vitória, será ainda melhor, pois o time cearense também veio da Série B e tem como objetivo permanecer na Primeira Divisão. “Será um jogo extremamente difícil, contra um adversário que também já tem um padrão de equipe e de jogo definidos, não somente no que se refere a atletas, mas principalmente a ideias. Espero que a gente consiga começar a pontuar fora de casa. É o que digo: um time só consegue ter um bom aproveitamento no Campeonato Brasileiro quando pontua também fora de casa. Além de conquistar as vitórias dentro de casa, é importantíssimo somar fora”, argumentou o técnico Enderson Moreira.

Nas duas derrotas pelo Brasileiro como visitante, o Coelho apresentou comportamentos distintos. Nos 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, teve boa postura e criou chances de empatar e até ganhar o jogo. Já nos 4 a 1 para o Vasco, de virada, em São Januário, não esteve bem nem quando abriu o marcador, segundo avaliação do próprio treinador.

Agora, ele espera que o time volte a apresentar bom futebol, ficando mais perto do objetivo.
“Embora o resultado possa não vir, quando você joga bem, passa uma segurança de que, em breve, pode pegar uma sequência boa de vitórias. Portanto, é nesse sentido que estamos lutando.”

Os jogadores concordam. Para eles, quanto melhor o time jogar, mas fácil será obter o resultado. “Acho que o time vem bem, exceto no jogo contra o Vasco. Nessa partida, nossa equipe realmente não rendeu, não conseguimos impor aquilo que é o nosso ritmo de intensidade e marcação. No Brasileiro precisamos pontuar fora de casa. O jogo contra o Ceará vai ser difícil, mas quem quer alcançar alguma coisa dentro do campeonato, inclusive o objetivo de permanecer na Série A, precisa pontuar fora. Então, estamos trabalhando cada vez mais para buscar esses pontos como visitantes. Já dentro de casa, manter aquilo que a gente vem fazendo para continuarmos fortes com o nosso mando”, disse o zagueiro Matheus Ferraz, que fica com a vaga de Rafael Lima, contundido.

Enderson terá de fazer mais duas mudanças por conta de problemas físicos. O lateral-direito Norberto e o atacante Rafael Moura apresentaram desgaste muscular e serão poupados. Aderlan entra na direita, com a posição na frente sendo disputada por Aylon e Judivan. Também há chance de ambos jogarem, saindo Marquinhos ou Luan.

Adversário

Na zona de rebaixamento, o Ceará também pode ter problemas. O principal deles é o volante Richardson, que foi diagnosticado com lesão grau 1 na musculatura anterior da coxa esquerda e será avaliado pelo Departamento Médico no vestiário do Castelão.
Se ele for vetado, entra Naldo. 

CEARÁ X AMÉRICA

Motivo: quinta rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Castelão, em Fortaleza
Data e horário: segunda-feira, dia 14, às 20h
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorece e Leone Carvalho Rocha (GO)

CEARÁ
Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Richardson (Naldo), Juninho e Ricardinho; Felipe Azevedo, Elton e Wescley
Técnico: Marcelo Chamusca

AMÉRICA
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Leandro Donizete, Christian e Serginho; Marquinhos, Aylon (Judivan) e Luan
Técnico: Enderson Moreira 
.