Superesportes

SÉRIE A

América desafia o Grêmio para melhorar rendimento como visitante no Brasileiro

Coelho encara pressão na Arena em Porto Alegre para buscar reação

Paulo Galvão
Enderson Moreira conversa com os jogadores depois do treino em Porto Alegre: Coelho com mudanças - Foto: Daniel Hott / América
Um dos piores visitantes do Campeonato Brasileiro, o América busca melhorar a condição diante de um dos piores mandantes, o Grêmio, neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, pela 11ª rodada. O Coelho somou apenas um ponto em cinco jogos longe do Independência e quer ao menos o empate contra o tricolor gaúcho, que venceu apenas um dos cinco confrontos que fez em sua arena.

Os dois times vêm de derrota. Enquanto o Coelho foi batido por 3 a 1 pelo Atlético, como mandante, a equipe de Renato Gaúcho caiu, também em casa, por 2 a 0 para o Palmeiras. A busca pela reação aumenta a expectativa de um bom jogo em Porto Alegre. 

“Será um jogo muito difícil. Eles perderam em casa e vão querer recuperar, mas temos jogadores de qualidade e esperamos fazer um bom jogo. Temos que ter tranquilidade, fazer uma partida segura e não dar oportunidades para eles”, afirmou o lateral-direito Aderlan, que ganhou a vaga de Norberto, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Segundo ele, a pressão que o adversário de logo mais está passando pode ser favorável ao América, que busca a primeira vitória como visitante na Série A de 2018 para seguir em posição confortável na tabela. “É um bom momento para vencermos. Mas não é porque eles não vencem há três jogos em casa que nós teremos um jogo fácil.
Sabemos da qualidade do Grêmio e dos jogadores que eles têm. Portanto, precisamos ter tranquilidade e fazer nosso jogo”, recomendou. 

Aderlan admite que o empate pode ser considerado interessante para os mineiros. “Acho que pontuar é um bom resultado. Mas o time que entra com a proposta de empatar não costuma conseguir o resultado favorável. Vamos em busca do resultado positivo, mas, dependendo do que ocorrer no jogo, vamos buscar o que for melhor para a equipe.”

Além de Norberto, o técnico Enderson Moreira não poderá contar com o volante Leandro Donizete, que permaneceu em Belo Horizonte por causa de desgaste muscular. Juninho deve ser o substituto. Outro que ficou na capital mineira foi Judivan. Com isso, Rafael Moura, que desfalcou o Coelho em três partidas, pode voltar a comandar o ataque americano.

Adversário

No Grêmio, o objetivo é mesmo acabar com a sequência ruim em casa. O técnico Renato Gaúcho admitiu a dificuldade dos seus comandados como mandantes, mas avaliou o desempenho como positivo, apesar dos tropeços seguidos que deixa o time com 16 pontos, um pouco mais longe do líder Flamengo.

“A gente precisa ter mais tranquilidade, às vezes, no último passe, na finalização, temos tomado a decisão errada. É procurar caprichar um pouco mais. Mas não vamos lamentar. Eu vou me preocupar quando a equipe jogar mal e não criar”, afirmou.

O treinador terá reforços para o duelo. O lateral-direito Léo Moura e o atacante Jael treinaram com bola no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, e devem jogar.
Por outro lado, Ramiro e Maicon não vêm treinando e dificilmente poderão atuar. Ramiro segue em tratamento da pancada que recebeu no tornozelo esquerdo na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, enquanto que Maicon foi substituído no intervalo do jogo contra o Palmeiras por causa de um problema na panturrilha.

GRÊMIO X AMÉRICA

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 10 de junho, domingo
Horário: 16h
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Heilton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Jaílson, Arthur, Luan; Lima, André e Everton
Técnico: Renato Portaluppi

AMÉRICA
Jori; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Christian, Juninho, Gerson Magrão (Ademir), Serginho e Aylon; Rafael Moura
Técnico: Enderson Moreira
.