América
None

AMÉRICA

Missão 'retomada': América tenta quebrar jejum de 14 clássicos estaduais sem vitória

Última vitória do Coelho contra Atlético ou Cruzeiro foi em maio de 2016

postado em 17/07/2018 15:30 / atualizado em 18/07/2018 11:51

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A escalação de Givanildo Oliveira tinha João Ricardo; Pablo, Suéliton, Alison e Bryan; Claudinei, Leandro Guerreiro e Tiago Luís; Osman, Rafael Bastos e Borges. Entraram durante o jogo Artur, Ernandes e Danilo Barcelos, autor dos dois gols da última vitória do América em clássicos com os rivais Atlético e Cruzeiro. O Coelho bateu o Galo no primeiro duelo da final do Campeonato Mineiro, no dia 1º de maio de 2016.

Desde então, foram 14 confrontos em que o América não conseguiu um triunfo sequer contra seus rivais estaduais. Destes, são apenas três empates e 11 derrotas.

O único jogador que disputou aquela partida contra o Atlético – e também o duelo de volta, no empate em 1 a 1, que deu o título de campeão Mineiro ao América – foi o goleiro João Ricardo.

Nessa segunda partida da decisão estadual, Givanildo Oliveira ainda era o comandante alviverde. O técnico ainda chegou a dirigir o Coelho no início do Campeonato Brasileiro, quando empatou com o Cruzeiro em 1 a 1, pela 4ª rodada, mas acabou demitido.

A direção americana apostou em Sérgio Vieira para o cargo. O treinador teve péssimo desempenho à frente da equipe, com oito derrotas e apenas duas vitórias. O português comandou o time em apenas um clássico, contra o Atlético, pela 11ª rodada e acabou derrotado por 1 a 0.

Enderson Moreira assumiu o América em julho de 2016 mas, com a equipe já afundada na lanterna, não conseguiu salvar o clube de mais um rebaixamento. No ano seguinte, o treinador conquistou o acesso à primeira divisão e levou o Coelho ao bicampeonato da Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, Enderson seguiu com o jejum dos técnicos americanos em clássicos nos últimos dois anos. Em 11 confrontos, o treinador conseguiu apenas um empate e saiu derrotado nos outros 10 jogos.

Cabe agora a Ricardo Drubscky tentar mudar o retrospecto e quebrar a sina alviverde. O ex-diretor de futebol assumiu o comando do time após a saída de Enderson e pôde preparar o elenco durante a intertemporada durante a Copa do Mundo. O primeiro compromisso: clássico contra o Cruzeiro, às 19h30 desta quinta-feira, no Mineirão, pela 13ª rodada do Brasileiro. A retomada na Série A terá grande peso na sequência da temporada.

Série de clássicos sem vitória do América
(Resultado – motivo – técnico)

2016
Atlético 1 x 1 América – segundo jogo da final do Mineiro (Givanildo Oliveira)
Cruzeiro 1 x 1 América – 4ª rodada do Brasileiro (Givanildo Oliveira)
América 0 x 1 Atlético – 11ª rodada do Brasileiro (Sérgio Vieira)
América 0 x 2 Cruzeiro – 23ª rodada do Brasileiro (Enderson Moreira)
Atlético 3 x 0 América – 30ª rodada do Brasileiro (Enderson Moreira)

2017
Atlético 4 x 1 América – 4ª rodada do Mineiro (Enderson Moreira)
América 0 x 1 Cruzeiro – 7ª rodada do Mineiro (Enderson Moreira)
América 1 x 1 Cruzeiro – primeiro jogo da final do Mineiro (Enderson Moreira)
Cruzeiro 2 x 0 América – segundo jogo da final do Mineiro (Enderson Moreira)

2018
Cruzeiro 1 x 0 América – 5ª rodada do Mineiro (Enderson Moreira)
América 0 x 3 Atlético – 7ª rodada do Mineiro (Enderson Moreira)
Atlético 1 x 0 América – primeiro jogo da semifinal do Mineiro (Enderson Moreira)
América 0 x 2 Atlético – segundo jogo da semifinal do Mineiro (Enderson Moreira)
América 1 x 3 Atlético – 10ª rodada do Brasileiro (Enderson Moreira)

Tags: interiormg retrospecto seriea clássico coelho américa