Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

América e Fluminense se enfrentam em confronto direto pelo Campeonato Brasileiro

Duelo no Independência servirá como chance de recuperação para os times

Matheus Adler
Após engatar bom começo no América, Adilson tenta reconduzir time ao caminho das vitórias - Foto: Mourão Panda/América
América e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h, no Estádio Independência, com objetivos bem semelhantes na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro: precisam se recuperar das respectivas derrotas sofridas no fim de semana passado.

O América visitou, no sábado passado, o Bahia, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 18ª rodada. O Coelho voltou para Belo Horizonte com uma amarga derrota por 1 a 0, que quebrou a sequência de três jogos de invencibilidade do técnico Adilson Batista no comando do time. O Flu, por sua vez, foi goleado pelo Internacional, em pleno Maracanã, por 3 a 0.

Além disso, as duas equipes estão próximas na tabela de classificação. O América está na 11ª posição, com 21 pontos, enquanto o Fluminense ocupa a nona colocação, com um ponto a mais que o Coelho. Ou seja, caso vença, o time alviverde poderá ganhar duas posições ao término da 19ª rodada, mas precisa que o Botafogo, em décimo lugar, perca para o Atlético, também neste domingo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Para o duelo deste domingo, Adilson Batista deve alterar o esquema do América. Na derrota para o Bahia, o treinador optou pela escalação com três zagueiros (Paulão, Messias e Matheus Ferraz). Contra o Fluminense, a tendência é que Paulão seja sacado, com Messias e Matheus Ferraz formando a dupla de zaga.

O ataque também deve contar com novidades. Fora do time desde o dia 7 de junho por uma lesão grau 3 na coxa esquerda, Luan é cotado para iniciar a partida como segundo atacante, ao lado do centroavante Rafael Moura, que também ficou fora da titularidade nas últimas partidas do Coelho.

O América chega ao duelo com mais tempo de descanso e preparo do que o adversário.
Na última quinta-feira, o Fluminense venceu o Defensor-URU pela Copa Sul-Americana, em Montevidéu, e avançou às oitavas de final. O tricolor retornou ao Rio na sexta, e já viajou para Belo Horizonte no dia seguinte. Mesmo com a sequência pesada dos cariocas, Adilson Batista prega cautela para enfrentar o Flu.

“O Bahia vinha de cinco jogos, então a intenção era bloquear, neutralizar e ir criando um desespero no adversário. Às vezes, se pode induzir o adversário a abrir mais espaços para os contragolpes. Então, essas foram algumas das ideias para o jogo contra o Bahia. Mas nós perdemos. Então, o Fluminense vivencia uma sequência de jogos semelhante à deles. O Fluminense tem um bom elenco, tem um grande treinador, que é o Marcelo, de quem gosto muito. Acima de tudo, nós precisamos ter muita atenção”, afirmou o comandante americano.

Adilson não contará com o lateral-esquerdo Giovanni, que é titular e também atua no ataque, e o atacante Robinho, por pertencerem justamente ao Fluminense. Um acordo impede que o América os escale contra os cariocas.

Fluminense

Apesar de ter perdido na rodada passada do Brasileiro, o Flu chega para o duelo com o moral elevado pela vitória na Copa Sul-Americana, além da convocação do atacante Pedro para a Seleção Brasileira. O centroavante de 21 anos, autor do gol da vitória tricolor no Uruguai, é a principal esperança para os cariocas nesta tarde.

A tendência é que o técnico Marcelo Oliveira mantenha o esquema de três zagueiros para o duelo no Independência. Na derrota para o Internacional, por exemplo, o treinador utilizou o tradicional 4-4-2.  

O principal desfalque fica por conta do volante Airton, com dores musculares na coxa esquerda. O atacante Luciano também permaneceu no Rio de Janeiro tratando de estiramento muscular.

AMÉRICA X FLUMINENSE

América: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho e Wesley; Ruy; Luan e Rafael Moura.
Técnico: Adilson Batista.

Fluminense: Julio Cesar, Ibañez, Gum e Digão; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira.

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 19 de agosto de 2018, domingo, às 19h

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
.