Superesportes

AMÉRICA

América é multado pelo Corpo de Bombeiros por não corrigir falhas no CT Lanna Drumond

Clube terá dez dias para conseguir alvará de funcionamento provisório

Redação
Casa do Atleta, no CT Lanna Drumond, não possui alvará de funcionamento; América foi multado - Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
O América foi multado pelo Corpo de Bombeiros por não corrigir falhas no sistema de combate a incêndio no alojamento das categorias de base, no CT Lanna Drumond. Integrantes da corporação e representantes da Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana da Prefeitura de Contagem vistoriaram as estruturas do clube nesta segunda-feira.

De acordo com os Bombeiros, o América já havia sido advertido há seis anos por causa de irregularidades no plano de prevenção de incêndios na casa construída em área ao lado do Lanna Drumond.

Já a Prefeitura de Contagem explicou que o Coelho terá dez dias para conseguir a documentação que lhe permita entrar com o pedido de alvará de funcionamento provisório.

Por meio de comunicado divulgado à imprensa, o América se limitou a informar que está “empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.

Leia a íntegra das três notas no fim da matéria


A fiscalização ganhou força nos últimos dias por causa da repercussão gerada pelo incêndio no CT Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro. Uma explosão em um ar condicionado espalhou fogo em contêineres onde dormiam 26 atletas das categorias de base do Flamengo. Dez adolescentes morreram e três ficaram feridos.

Desde então, órgãos públicos passaram a monitorar os espaços reservados para moradia de jovens jogadores. Em Belo Horizonte, apenas o Atlético demonstrou estar em dia com todas as vistorias e laudos exigidos. América e Cruzeiro ficaram de realizar ajustes em seus espaços para conseguir a aprovação das autoridades.

O Coelho, inclusive, convidou a imprensa para conhecer a ‘Casa do Atleta’, local onde residem os atletas da base, na última sexta-feira. O imóvel com salas, refeitórios, banheiros e dez quartos abrigava cerca de 60 jogadores.

Durante a visita, a casa cheirava à tinta. No chão, havia resquícios de pintura fresca.
O clube fez ajustes estruturais para instalação das diretrizes apontadas no projeto de prevenção de incêndio. Além disso, houve instalação de placas de fuga e perfuração de paredes. Os retoques foram feitos para dar acabamento nessas mudanças.

No mesmo terreno da casa, havia quatro contêineres habitáveis. Segundo a direção do América, a estrutura foi usada temporariamente para receber jovens em testes até o fim de 2018, ano em que o clube integrou as categorias Sub-14, 15, 17 e 20 no CT Lanna Drumond. Em 2019, o espaço foi desativado e virou uma espécie de almoxarifado.

Planeta América

O América tem um projeto de ampliação do CT Lanna Drumond em longo prazo. Futuramente, o local passará a ser chamado de ‘Planeta América’. Quando lançou a novidade, em dezembro de 2014, o clube vislumbrava um complexo de 150 mil metros quadrados, com nove campos (seis de tamanho oficial), um pequeno estádio para 500 espectadores, hotel do elenco profissional, alojamento para a base, piscinas, quadras poliesportivas, salas de musculação e um parque aquático destinado a sócios do clube.

Para levantar recursos, a diretoria permutou alguns patrimônios. O antigo clube de lazer da Rua Mantena, no Bairro Ouro Preto, deu lugar a um condomínio residencial construído pela Direcional Engenharia. Chegou a ser aventada também a possibilidade de o terreno do Bairro Três Barras, em Contagem, ser utilizado para um empreendimento imobiliário da construtora MRV.

As obras, contudo, ainda não caminharam. O América até realizou algumas melhorias no espaço, como a construção de um novo vestiário, mas não conseguiu, por exemplo, ampliar a quantidade de campos oficiais. O Lanna Drumond abriga tanto o elenco profissional quanto as categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

Em maio de 2018, o presidente Marcus Salum apresentou para conselheiros um vídeo do projeto reajustado do Planeta América.


Leia as notas publicadas nesta segunda-feira

Corpo de Bombeiros

“Em 2013, o Centro de Treinamento do América Futebol Clube, CT Lanna Drumond, foi notificado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com uma advertência escrita, por apresentar irregularidades no que tange a legislação estadual de prevenção. A vistoria realizada esta semana apontou a permanência de algumas falhas no Sistema de Segurança Contra Incêndio e Pânico, ocasionando assim a aplicação de uma multa. O próximo passo é aguardar a regularização por parte do Clube e, caso a situação não seja resolvida, a instituição poderá ser novamente multada

As principais falhas foram:

- Falta de sinalização de emergência em alguns pontos específicos, tais como vestiários e banheiros;

- Falta de alguns pontos de iluminação de emergência;

- Falta de guarda-corpo de acesso ao 2º pavimento;

- Portas de saídas das descargas abrindo sentindo contrário ao fluxo;

- Alojamento apresenta material de acabamento com forro de PVC e pinus;

- Instalações elétricas expostas
”.

Prefeitura de Contagem

“A Prefeitura de Contagem informa que uma equipe da Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, esteve na manhã desta segunda-feira (18 de fevereiro) no Centro de Treinamentos Lanna Drumond, do América Futebol Clube, localizado no bairro Tijuco, para vistoriar as instalações do local. A Fiscalização Municipal acompanhou uma equipe do 2º Batalhão de Corpo de Bombeiros, com sede em Contagem. Como a própria diretoria do clube já admitiu, o local não possui Alvará de Funcionamento e Localização nem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A Prefeitura de Contagem concedeu prazo de 10 dias para que o clube providencie a documentação necessária para a regularização das edificações, que são o Relatório de Impacto Urbano (RIU) e um alvará de funcionamento provisório.
A Prefeitura também vai acompanhar a liberação do AVCB pelo Corpo de Bombeiros”.

América

“O América recebeu, nesta segunda-feira, no CT Lanna Drumond, a vistoria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Prefeitura de Contagem.

Após todos os alinhamentos, o Clube está empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.
.