América
None

CAMPEONATO MINEIRO

América recebe Guarani de olho em segundo lugar, vantagem nos mata-matas e recorde

Times se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, pela 11ª rodada do Estadual

postado em 20/03/2019 06:30 / atualizado em 19/03/2019 23:37

<i>(Foto: João Zebral/América)</i>
Terceiro colocado do Campeonato Mineiro, com 21 pontos, o América busca a segunda posição na tabela nesta quarta-feira, às 21h30, quando enfrenta o Guarani de Divinópolis, no Independência, em Belo Horizonte, pela última rodada da fase de classificação.

Com um triunfo no Independência, o América chegaria a 24 pontos. Para atingir sua meta de terminar em segundo, precisaria contar ainda com um tropeço do Cruzeiro no Mineirão diante da Caldense. A Raposa tem 22 pontos e pode chegar a 25. 

O Atlético garantiu a liderança desta etapa da competição de forma antecipada, com 25 pontos.

Se assegurar o segundo lugar, pleiteado também pelo Cruzeiro, o América terá vantagens nos mata-matas. Nas quartas de final, o Coelho já poderá realizar a partida única no Independência. Numa eventual semifinal, poderia decidir em casa e jogaria por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

A vantagem só seria perdida numa decisão com o Atlético, líder da primeira fase do Mineiro.

Recorde de pontos nesse formato

A vitória sobre o Guarani, nesta quarta-feira, também será fundamental do ponto de vista histórico. O América passaria a ter a melhor campanha em uma primeira fase do torneio no atual formato, em turno com 11 jogos, em vigor desde 2005.

Os melhores números são da edição de 2011, quando o Coelho conseguiu 23 pontos na fase de classiticação sob o comando de Mauro Fernandes.

Se empatar, o América conseguirá a segunda melhor campanha desta fase do Estadual. Se for batido pelo Guarani, os números de 2019 se igualarão aos de 2012 e 2018, anos em que o clube também somou 21 pontos, tendo Givanildo Oliveira e Enderson Moreira, respectivamente, no comando técnico.

Time

Para o jogo contra o Guarani, o único desfalque será o meia Matheusinho, suspenso. Ele foi expulso na última partida do América, domingo, na derrota por 3 a 2 para o Atlético, no Mineirão, pela décima rodada do Mineiro. O substituto deve ser França. Com isso, Marcelo Toscano assumiria a função de armador. Há ainda a possibilidade de Givanildo Oliveira poupar alguns jogadores.

Guarani

Décimo colocado, com nove pontos, o Guarani precisa vencer para, primeiramente, descartar o rebaixamento para o Módulo II do Estadual em 2020 (a URT, que abre a zona de descenso com sete pontos, pode ultrapassar o Bugre caso vença o Tupi, em Patos de Minas). Entretanto, o triunfo pode também dar ao alvirrubro uma vaga nas quartas de final se Tombense, Villa Nova ou Tupynambás não vencerem nesta 11ª rodada.

Para o embate com o América, o técnico Gian Rodrigues tem como trunfo o elenco completo à disposição. O treinador não tem nenhum desfalque para o confronto, mas a tendência é que a base da equipe da última partida (empate com o Tombense por 1 a 1, no sábado, no Farião, em Divinópolis) esteja em campo.

AMÉRICA X GUARANI

América
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Marcelo Toscano; França, Júnior Viçosa e Felipe Azevedo. Técnico: Givanildo Oliveira

Guarani
Leandro; Rodrigo Dias, Paulão, Elder e Vitão; Alemão, Yuri, Diego Silva (Charles), Ewerton Maradona (Leomir) e Paulo Morais; Paulinho. Técnico: Gian Rodrigues

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 20 de março de 2019 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Paulo César Zanovelli Da Silva
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Pedro Araújo Dias Cotta

Tags: interiormg futnacional serieb americamg