América
None

SÉRIE B

Com técnico longevo e sequência do grupo, Operário busca surpreender América em estreia na Série B

Adversário de estreia do Coelho aposta na sequência de elenco e comando

postado em 23/04/2019 08:02 / atualizado em 23/04/2019 09:59

<i>(Foto: José Tramontin/OFEC)</i>
O Operário-PR conta com dois trunfos para começar bem a Série B do Campeonato Brasileiro: o trabalho longevo do técnico Gerson Gusmão, desde março de 2016 no clube, e a permanência das principais peças que participaram das conquistas nacionais mais recentes da equipe. Esses fatores dão mais confiança ao torcedor para uma estreia com pé direito diante do América, na próxima sexta-feira, às 19h15, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. 

Longevidade de técnico

No futebol brasileiro é muito incomum técnicos alcançarem longevidade em trabalhos em um único clube. Na Série A, o melhor exemplo é o de Mano Menezes, campeão quatro vezes em três anos no Cruzeiro (duas Copas do Brasil e dois Campeonatos Mineiros). O gaúcho completou, nessa segunda-feira, 1.000 dias ininterruptos no comando da Raposa. No Operário, a história não é muito diferente. O técnico Gerson Gusmão foi anunciado pelo Fantasma em 23 de março de 2016 e alcançou 1125 dias na equipe com quatro títulos (Série C e D do Brasileiro, Segunda Divisão do Paranaense e Taça FPF).

Em 2016, o Operário defendia o inédito título do Campeonato Paranaense, conquistado em 2015. Entretanto, o Fantasma não conseguiu repetir a campanha e foi rebaixado. A maneira que o alvinegro buscou para tentar conseguir mudar os ares no Estádio Germano Krüger foi buscar um velho conhecido da agremiação. O presidente do clube na época, José Álvaro Góes Filho, contratou Gerson Gusmão, que havia sido auxiliar-técnico de Itamar Schulle na conquista do ano anterior.

O trabalho de Gerson começou da melhor forma possível. O clube, de maneira invicta, conquistou a Taça FPF (Federação Paranaense de Futebol) ao bater o Andraus na final, por 2 a 1 no placar agregado (empate por 1 a 1 na ida, e vitória por 1 a 0 na volta). A conquista regional levou o time à disputa da Série D em 2017. 

Em 2017, o clube conquistou a Série D e chegou ao seu primeiro título nacional. E o trabalho de Gerson Gusmão rendeu frutos mais maduros no ano seguinte. Na temporada passada, o Operário conquistou a Série C do Brasileiro, além de vencer a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.

Manutenção de elenco campeão

No quarto ano de Gusmão no clube paranaense, o treinador conseguiu um outro trunfo importante para a disputa da Série B, feito que não ocorrria há 28 anos: a permanência de jogadores que participaram das conquistas nacionais do Operário. 

O elenco do clube conta com 13 jogadores que conquistaram a Série D, em 2017, e a Série C, em 2018: o goleiro Simão, os zagueiros Juan Sosa e Alisson, o lateral-esquerdo Peixoto, o lateral-direito Danilo Báia, os volantes Serginho Paulista e Chicão, os meias Dione, Índio, Robinho, e os atacantes Lucas Batatinha, Jean Carlo e Schumacher.

Além disso, seis jogadores estiveram presentes apenas na conquista de 2018: o lateral Léo, zagueiro Rodrigo, os meias Pedrinho, Xuxa  e Cleyton, o atacante Bruno Batata. 

Preparação para a Série B

Mesmo com bons trunfos, a participação do Operário no Campeonato Paranaense foi irregular. No primeiro turno, o clube foi eliminado para o Toledo na semifinal, e, no segundo, não conseguiu se classificar para a fase seguinte. 

Insatisfeito, o técnico Gerson Gusmão optou por liberar três jogadores: Diego Quirino, emprestado ao Ypiranga-RS, Gil Paraíba e Rafinha, desligados do clube. 

O Operário também buscou sete reforços para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro: o zagueiro Lázaro, o lateral-direito Mailton, o meia Rafael Chorão e os atacantes Felipe Augusto e Uilliam. O goleiro André Luiz e o meia Revson disputaram a final paranaense pelo Toledo e serão apresentados nesta semana. Ambos estiveram presentes na seleção dos melhores do campeonato.

Após a eliminação no Paranaense, o clube ganhou 27 dias para se preparar para a Série B. Dessa forma, o Operário atuou em dois jogos-treinos: vitória por 1 a 0 sobre o Paraná e goleada por 5 a 1 sobre o Sub-20 do Athletico. 

Estreia contra o América

Os clubes estreiam na Série B do Campeonato Brasileiro na próxima sexta-feira, às 19h15. O duelo contra o América, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, será o primeiro entre os times. 

O técnico Gerson Gusmão deve mandar a campo o mesmo time que goleou o Athletico com: Simão; Léo, Lázaro (Alisson), Sosa e Allan Vieira; Chicão, Índio e Xuxa; Uilliam, Felipe Augusto (Eduardo) e Bruno Batata.

O único desfalque deve ser o meia Cleyton, que se recupera de entorse no tornozelo esquerdo. 

História do Operário na Série B

O Operário tem pouca experiência na Série B do Brasileiro. Será apenas a quinta participação do Operário na competição. A melhor campanha do alvinegro foi em 1990, quando terminou em 5º lugar.

Em 1980, o Fantasma participou da Taça de Prata (Série B). O clube voltou a disputar a Segunda Divisão entre 1989 e 1991. 

Participação na Série A

O clube de Ponta Grossa já disputou a Série A, em 1979. Na ocasião, o campeonato contava com 94 times divididos em oito grupos na primeira fase, e a equipe ficou apenas em oitavo no Grupo B e não avançou à segunda fase.

Tags: operário-pr estreia coelho américa serieb