Superesportes

SÉRIE B

Em busca de recorde, América enfrenta o Criciúma pela Série B

Coelho pode igualar marca do Coritiba, que ficou dez jogos sem perder nesta edição do campeonato

Luiz Augusto Barros
Sequência invicta do Coelho começou em 30 de julho, na 13ª rodada - Foto: Estevão Germano / América

América enfrenta o Criciúma nesta terça-feira, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Contra o Tigre, o Coelho busca ampliar a sequência invicta na competição e igualar o recorde desta edição do torneio. Para a partida, o técnico Felipe Conceição terá o desfalque do zagueiro Paulão, titular em todos os jogos do alviverde em 2019.

Ao empatar em 0 a 0 com o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, o América emendou nove jogos de invencibilidade na competição. Com o resultado de sábado, o Coelho fica a uma partida de igualar a maior série sem derrotas desta edição da Série B, que pertence ao Coritiba.

A sequência invicta do Coelho começou em 30 de julho, na 13ª rodada, quando venceu a Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas. Desde então, são cinco triunfos e quatro empates. O Coxa, por sua vez, não foi derrotado entre as rodadas 10 e 19. No período, foram seis vitórias e quatro igualdades.

A invencibilidade paranaense se encerrou na derrota por 1 a 0 para a Ponte, na 20ª rodada. Por outro lado, a última derrota do América ocorreu no 12° jogo da Série B, em 26 de julho.
O time foi batido pelo Atlético-GO por 1 a 0, no Independência.

O Coelho é o 12º colocado da Série B, com 26 pontos. Em caso de vitória, o time americano pode subir apenas uma posição na tabela. Para isso, o América precisa torcer para uma derrota do Brasil de Pelotas, que tem 28 pontos e uma vitória a mais que o time mineiro. O Criciúma, em 15º lugar, com 23 pontos, pode igualar a pontuação do alviverde caso vença a partida desta terça.
 

Desfalques e pendurados

Titular nos 37 jogos do América na temporada, o zagueiro Paulão desfalcará o time pela primeira vez em 2019. O defensor americano levou o terceiro cartão amarelo no empate com a Pantera, no sábado. Segundo o técnico Felipe Conceição, Pedrão ocupará a vaga na equipe titular.

Outros sete jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos: o goleiro Jori, o lateral-esquerdo João Paulo, o volante Zé Ricardo e os atacantes Neto Berola, Felipe Azevedo, Júnior Viçosa e França. Felipe Conceição também faz parte desta lista e, caso advertido, poderá desfalcar o Coelho contra o Sport.

Criciúma

O Tigre não perde há quatro jogos: são três empates, todos por 0 a 0, e uma vitória no período. Apesar do retrospecto favorável, a equipe comandada pelo técnico Waguinho Dias quer encerrar um longo jejum. O time catarinense não vence fora de casa desde 11 de junho, quando bateu o Brasil de Pelotas por 1 a 0, pela 8ª rodada. Com este desempenho, o Criciúma tem apenas 23,3% de aproveitamento longe de seus domínios, terceira pior campanha como visitante da Série B.

AMÉRICA X CRICIÚMA

AMÉRICA
Jori; Leandro Silva, Pedrão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Willian Maranhão; Marcelo Toscano, Felipe Azevedo e Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição

CRICIÚMA
Luiz; Maicon, Derlan, Sandro e Marlon; Liel, Wesley e Daniel Costa; Reinaldo, Vinícius e Léo Gamalho. Técnico: Waguinho Dias 

Motivo: 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, Belo Horizonte
Horário: 21h
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
.