América
None

SÉRIE B

América enfrenta São Bento em busca da vitória e uma vaga na Série A

Equipes se enfrentam neste sábado, às 16h30, na Independência

postado em 30/11/2019 06:00 / atualizado em 30/11/2019 16:08

(Foto: Mourão Panda / América)

América está a apenas uma vitória de voltar à elite do futebol nacional. Neste sábado, a equipe buscará o acesso diante do já rebaixado São Bento, às 16h30, no Independência, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Caso garanta a vaga, será a quarta vez que o Coelho subirá da segunda para a primeira divisão na era dos pontos corridos.

Quarto colocado da Série B, com 61 pontos, uma vitória coloca o alviverde de volta à elite brasileira. Um empate também serve ao clube, desde que o Atlético-GO (5º, com 61 pontos e duas vitórias a menos) não vença o Sport em Goiânia.

O América ainda pode subir como terceiro. Para isso, terá de vencer o São Bento e "torcer" para que o Coritiba (3º, com 63 pontos) não vença o Vitória no Barradão.

Desde 2006, quando o atual formato da competição entrou em vigor, o alviverde conseguiu o acesso em três oportunidades: 2010 (4º colocado), 2015 (4º colocado) e 2017 (campeão). Antes dos pontos corridos, o América conquistou acessos em campo nas edições de 1992, com um sexto lugar, e em 1997, com a conquista do seu primeiro título da Série B.

Em 2000, o Coelho disputou a Copa João Havelange no Módulo Azul como convidado da CBF. Como não houve rebaixamento naquele ano, o clube voltou a disputar a Série A em 2001, temporada em que caiu com a 26ª campanha entre os 28 participantes.

Dúvidas e desfalques

Para a partida deste sábado, o técnico Felipe Conceição não poderá contar com o zagueiro e capitão Ricardo Silva e com o lateral-direito Diego Ferreira. Os defensores foram advertidos com o terceiro cartão amarelo na partida contra o Guarani e cumprirão suspensão automática. 

Para a vaga na defesa central, o treinador terá quatro opções: os jovens João Cubas, de 19 anos, Luisão e Sabino, ambos de 20; e o experiente Lima, de 34. Entretanto, apenas Cubas atuou na competição. Ele entrou em campo em uma oportunidade e marcou um gol, na derrota para o Figueirense, na 28ª rodada.

Conceição revelou nessa sexta que o lateral Leandro Silva estará entre os titulares, mas fez mistério sobre a zaga. “O Leandro volta para o time. Na zaga ainda não (defini), só na hora do jogo”, disse.

Em tratamento no departamento médico, seguem o lateral-esquerdo João Paulo, com um incômodo na coxa esquerda, e o volante Willian Maranhão, com um desgaste na coxa esquerda. O zagueiro Pedrão, que atuou em oito jogos na Série B e balançou a rede uma vez, também é desfalque certo para a partida.

Estádio lotado

Segundo balanço divulgado pela assessoria do América, mais de 20 mil torcedores comparecerão à decisão deste sábado. Os ingressos para todos os setores já estão esgotados.
 
(Foto: Mourão Panda / América)
 

São Bento

Para a partida em Belo Horizonte, o técnico Marcelo Cordeiro não contará com o centroavante Zé Roberto, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. A vaga no comando de ataque deve ficar com Minho ou Matheus Guarujá.

Apesar da má campanha na competição (18º, com 36 pontos), o São Bento preocupa o técnico americano. Isso porque a equipe de Sorocaba, interior paulista, tem o quarto melhor ataque da Série B, com 53 gols marcados.

“O São Bento é uma equipe que toma muitos gols, mas faz muitos gols também. Então, é uma equipe que o natural dela é atacar também. Então, a gente tem que tomar cuidado com o ataque do São Bento e fazer nosso jogo”, disse Felipe Conceição.

AMÉRICA X SÃO BENTO

América
Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Luisão (João Cubas) e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Flávio; Matheusinho, Felipe Azevedo e Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição

São Bento
Henal; Marcos Martins, Eduardo, Alisson e Mansur; Juliano, Fábio Bahia e Rodolfo; Caio Rangel, Minho (Matheus Guarujá) e Paulinho Bóia. Técnico: Marcelo Cordeiro.

Motivo: 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, às 16h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)

Tags: serieb americamg interiormg futnacional