2

'Cadê a credibilidade?': Lisca confronta FMF sobre vantagem do Atlético

Treinador cobrou explicações sobre inversões de mandos de campo no torneio

16/05/2021 19:43 / atualizado em 16/05/2021 21:39
compartilhe
Lisca fez cobranças duras à FMF sobre credibilidade do Campeonato Mineiro
foto: Mourão Panda/América

Lisca fez cobranças duras à FMF sobre credibilidade do Campeonato Mineiro



Mesmo com um jogador a mais em campo nos últimos 20 minutos do primeiro duelo da final do Campeonato Mineiro, o América ficou no 0 a 0 não conseguiu reverter a vantagem do Atlético em jogar por dois empates para ser campeão. Em sua coletiva, neste domingo, ao ser questionado se as vitórias sobre o Cruzeiro na semifinal davam confiança ao Coelho para superar o Galo no Mineirão, o técnico Lisca aproveitou para confrontar a Federação Mineira de Futebol (FMF).

O comandante alviverde questionou a credibilidade da competição ao inverter mandos de campo e fazer com que o rival alvinegro jogasse a maior parte de seus compromissos em casa durante a competição.

Inicialmente, Lisca respondeu advertindo que a comparação não é justa pela diferença dos rivais. Depois, passou a fazer cobranças duras à FMF.

Das 11 compromissos marcados para a primeira fase do Mineiro, o Atlético jogaria cinco como visitante. Um desses jogos era o clássico contra o Cruzeiro, disputado no Mineirão. Das quatro partidas restantes, duas delas foram remarcadas para o Independência - Patrocinense e Athletic (4ª e 11ª rodada, respectivamente). Dessa forma, o clube só saiu da capital para enfrentar o Tombense, no Almeidão, em Tombos, e a Caldense, no Ronaldão, em Poços de Caldas, pela 2ª e 6ª rodadas.

Na semifinal, o jogo com o Tombense também foi transferido do Almeidão, em Tombos, para o Independência.

Para Lisca, tantas inversões causaram um desequilíbrio na competição.

“Cada jogo é um jogo, o Cruzeiro é passado, já passou. É um tipo de jogo diferente, com momentos diferentes dos clubes, poder de investimento, situação anímica, psicológica. O Atlético vem num crescimento, o Cruzeiro vem agora tentando se recuperar com o belo trabalho que o Felipe vem fazendo. Então, são situações bem diferentes. Temos a confiança sim, já jogamos contra vários times de qualidade. Viemos fazendo isso desde o ano passado. É a nossa nova realidade, vamos ter muitos jogos nesse nível. Não é um nem dois, são praticamente todos. Estamos confiantes que podemos fazer um grande jogo no Mineirão, respeitando muito o Atlético, mas buscando reverter essa vantagem. Pelo amor de Deus, é um time que tem uma vantagem, obviamente, mas é um time que jogou só duas vezes fora de casa, é óbvio que eles teriam essa vantagem”, iniciou.

Lisca foi além e disse que deixaria as perguntas para que a FMF se posicionasse sobre as decisões na formatação do campeonato. “Eu nunca vi disso em campeonato nenhum. Estadual eu já joguei matogrossense, gaúcho, paulista, do Oiapoque ao Chuí, eu nunca vi um time jogar só duas vezes fora de casa em 11 rodadas. Aí, agora, eles têm a vantagem no jogo final. E agora Federação Mineira? E todas essas inversões de mando que vocês fizeram? Cadê a credibilidade do campeonato? É a pergunta que eu deixo no ar. Eles jogaram o campeonato ‘cidadino’, nós jogamos o estadual. E agora gente? Espero que isso termine no futebol mineiro, porque isso não existe em lugar nenhum no Brasil. Nunca, ninguém viu isso que acontece aqui em Minas Gerais”, argumentou.

Em resposta ao contato da reportagem, a FMF disse que 'não irá se pronunciar a respeito'.

As inversões de mando

Em 13 de março, pela quarta rodada da primeira fase do Mineiro, o Atlético iria a Patrocínio enfrentar o Patrocinense, mas o jogo foi transferido para o Independência devido às restrições de jogos na cidade do Triângulo Mineiro, em consequência da pandemia da COVID-19.

No dia 24 de abril, o clube seria o visitante contra o Athletic, em São João del-Rei, pela 11ª rodada do estadual. Por falta de iluminação no Estádio Joaquim Portugal, o jogo foi inicialmente cogitado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No entanto, por restrições em função do avanço do coronavírus no município, a partida vencida pelo Galo por 1 a 0 foi disputada também no Horto, em BH.

A terceira partida do Atlético como visitante, com mando invertido, foi como Tombense, pela semifinal. O duelo de ida não pôde ser em Tombos, na Zona da Mata, porque o Estádio Antônio Guimarães de Almeida não estava preparado para uso do sistema de árbitro de vídeo (VAR). Com a partida transferida para o Independência, o Galo derrotou o adversário por 3 a 0.

Preparação para último duelo

O América tem mais uma semana livre para treinos até o dia da grande decisão. O duelo final está marcado para as 16h30 do próximo sábado, no Gigante da Pampulha. Ao Coelho, só a vitória interessa para que o clube fique com o título estadual. O Galo pode levantar a taça com mais um empate.

América x Atlético: reações de Lisca e Cuca na final do Mineiro


América x Atlético: fotos do jogo de ida da final do Mineiro


Compartilhe