UAI

2

América recebe o Cuiabá para transformar desempenho em resultado na Série A

Coelho vem de cinco jogos sem vencer, mas teve boas atuações; equipes se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Independência

04/06/2022 04:00 / atualizado em 03/06/2022 12:02
compartilhe
América terá retornos importantes para enfrentar o Cuiabá
foto: João Zebral/América

América terá retornos importantes para enfrentar o Cuiabá


O América enfrenta o Cuiabá neste sábado (4), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há cinco jogos, mas com boas atuações, o Coelho quer transformar o desempenho recente em vitória.



No Brasileiro, o time mineiro foi derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba fora de casa, mas atuou com um a menos desde o fim do primeiro tempo. Na sequência, vencia o Botafogo, no Independência, e o Corinthians, na Neo Química Arena, até os últimos 10 minutos, quando sofreu os empates

Já na Copa Libertadores, foram dois jogos sem conquistar os três pontos. No confronto com o Tolima, a equipe chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas também cedeu o empate na Colômbia. O pior desempenho foi na última rodada da fase de grupos da competição, quando perdeu por 3 a 0 para o Independiente del Valle, no Equador. 

Ainda assim, o começo do América na Série A é o melhor do clube no século. O Coelho tem três vitórias, dois empates e três derrotas, soma 11 pontos e está na 10ª colocação. 

Titular no ataque americano, Felipe Azevedo destacou a importância de conquistar uma vitória. O jogador de 35 anos ressaltou a sequência de jogos em casa - na próxima rodada, o Coelho receberá o Ceará - e a semana livre para treinamentos. 

"Precisamos vencer contra o Cuiabá, temos dois jogos em casa. Sabemos que, com duas vitórias, vamos dar um salto legal na tabela, conseguindo nos manter no G4, ou ficar entre os 8, 10 primeiros colocados. Bom que tivemos uma semana de trabalho, de preparação e de descanso, porque viajamos muito. Tenho certeza que iremos fazer um belo jogo e conseguir a vitória", afirmou Azevedo, em entrevista coletiva. 
 
Além do descanso e dos bons desempenhos recentes, o América conta com um retrospecto positivo em casa. São 13 jogos sem perder no Independência pelo Brasileiro. O último revés ocorreu em 23 de agosto de 2021, quando a equipe foi derrotada por 2 a 0 pelo RB Bragantino, na 17ª rodada. 

Para o confronto, o técnico Vagner Mancini terá os retornos dos zagueiros Éder, Danilo Avelar, Germán Conti, e dos atacantes Everaldo e Wellington Paulista. Por outro lado, Iago Maidana, Índio Ramírez, Matheusinho e Paulinho Boia seguem se recuperando de lesões. 

Momento negativo do rival


O Cuiabá está na zona de rebaixamento do Brasileiro, com 8 pontos e em 17º lugar. A equipe do Mato Grosso venceu apenas um dos últimos 10 jogos que disputou

Nos últimos 10 confrontos, a única vitória foi sobre o River Plate-URU, por 2 a 1, pela quinta rodada da Sul-Americana. Mesmo com o triunfo, a equipe terminou a competição na terceira colocação do Grupo B, com seis pontos - seis a menos que os líderes Melgar-PER e Racing-ARG.

Além da sequência negativa, o Dourado foi eliminado na fase de grupos da Copa Sul-Americana e na terceira rodada da Copa do Brasil. Pela competição nacional, o Cuiabá empatou com o Atlético-GO no placar agregado por 1 a 1 e caiu nos pênaltis. 
 
Pelo Brasileiro, a última vitória ocorreu no dia 16 de março, sobre o Juventude. Ainda pela 3ª rodada, o Cuiabá triunfou no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, com gol de pênalti de Élton, que está lesionado e não encara o América.
 
Outro desfalque será o atacante Alesson, suspenso. André Luís deve ganhar a vaga no time titular. Por outro lado, o lateral-direito João Lucas e o volante Rafael Gava estão de volta após cumprirem suspensão na rodada passada. Apenas o primeiro deverá iniciar o confronto. 
 
Provável titular na partida deste sábado, Jenison projetou qual será a postura do Cuiabá diante do América. A ideia, segundo ele, é 'jogar fechadinho', assim como no primeiro tempo com o São Paulo. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 2 a 1 no Morumbi, pela sexta rodada do Brasileiro.
 
"Acredito que o professor Luiz (lubel, técnico da equipe) vai montar a estratégia certinho. Vejo que todos estão chateados com essa situação sem vitórias. Mas vamos concentrar, procurar jogar fechadinho, assim como fizemos um bom primeiro tempo contra o São Paulo, em que saímos na frente. Tenho certeza que temos capacidade de surpreender o América, fazer um gol, fechar a casinha, marcar e sair com os três pontos", projetou.

 

AMÉRICA X CUIABÁ

 
América
Jailson; Patric, Éder, Conti (Luan Patrick) e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Gustavinho (Pedrinho ou Wellington Paulista), Felipe Azevedo e Aloísio.
Técnico: Vagner Mancini
 
Cuiabá
Walter; João Lucas, Marllon, Empereur e Uendel; Cristhian Rivas, Pepê e Valdívia; André Luís, Felipe Marques e Jenison
Técnico: Luiz Fernando lubel
 
Motivo: nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 04 de junho de 2022, às 16h30
 
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Manis (Fifa-SP) e Rodrigo Figueiredo Corrêa (Fifa-RJ)
VAR: Daiane dos Santos (Fifa-SP)
Transmissão: Premiere

Compartilhe