None

CRUZEIRO

Negociação com América-RN esfria, e Zé Eduardo deve voltar ao Cruzeiro; entenda o impasse

Sem espaço na Toca da Raposa II, atacante estava próximo de acertar com o clube do Rio Grande do Norte

postado em 16/11/2020 11:12 / atualizado em 16/11/2020 12:47

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
As tratativas entre Cruzeiro e América-RN para a volta do atacante Zé Eduardo ao Rio Grande do Norte esfriaram. Algumas cláusulas do negócio não agradaram ao jogador e aos dirigentes do time nordestino. Dessa forma, o atleta de 21 anos deve voltar a treinar na Toca da Raposa II ainda nesta semana. 

Em comunicado enviado à imprensa no sábado, o Cruzeiro informou que emprestava Zé Eduardo ao América-RN com algumas condições, como o pagamento de apenas 20% do salário, o cancelamento da taxa de vitrine de 15% que havia sido oferecida ao Dragão na volta do atleta à Toca e a possibilidade de requisitar o retorno do jogador a qualquer momento.

Nesses termos, o América-RN não fechou negócio, pois queria manter pelo menos 10% de vitrine em uma eventual venda do atacante.

Além disso, Zé Eduardo, no novo contrato assinado com o Cruzeiro, tinha previsão de reajuste salarial de R$ 25 mil para R$ 40 mil a partir de janeiro de 2021. Para liberar o jogador, o Cruzeiro pediu que ele abrisse mão dessa cláusula durante todo o ano. O atacante não aceitou. Topou o reajuste somente até abril de 2021.

O único acordo firmado foi o tempo de contrato do empréstimo. O América-RN pediu cessão do atleta até o fim de 2021, mas o Cruzeiro propôs somente para o restante da Série D. O time nordestino aceitou. 



Sem chances no Cruzeiro


Na última segunda-feira, Zé Eduardo ficou no banco de reservas no empate do Cruzeiro com o Guarani, por 3 a 3, no Mineirão, pela 21ª rodada da Série B. O técnico Luiz Felipe Scolari optou por colocar Thiago no lugar de Sassá, aos 18 minutos do segundo tempo. Ele respondeu sobre a escolha na entrevista coletiva pós-jogo e garantiu que a decisão foi tomada mediante análise técnica nos treinamentos.

“Vou colocando aqueles que eu acho que para determinados jogos são os mais talhados, dependendo dos treinamentos e da situação da partida. O Thiago, se ele foi colocado para jogar no sub-20, é porque nós vínhamos observando o Thiago e o colocamos para jogar no sub-20 para ganhar um pouco mais de ritmo”, disse.

“Quanto a outros jogadores que jogam ou não jogam, são observados nos treinos e dentro de partidas que nós imaginamos contra adversários e tentamos colocar aqueles que são escolhidos para determinados jogos por causa de uma situação ou outra. O Thiago entrou muito bem, fez aquele pivô, é um jogador alto e forte, precisávamos de alguém ali por uma bola aérea. Ele fez o seu papel, e eu fiquei muito satisfeito”, complementou Felipão.

Sem perspectivas de atuar no Cruzeiro, o próprio Zé Eduardo comunicou à diretoria e à comissão técnica o desejo de sair. Agora, o jogador espera um desfecho da negociação com o América-RN para saber seu destino.

Além dos cinco gols pelo América de Natal, Zé Eduardo balançou a rede quatro vezes em cinco jogos a serviço do Villa Nova no Campeonato Mineiro 2020. Os nove tentos na temporada, portanto, o colocam à frente dos colegas de posição no elenco cruzeirense. 

Apesar dos bons números, o jovem não convenceu Scolari de que merecia uma chance. O treinador prefere contar com nomes experientes, como o boliviano Marcelo Moreno e o recém-contratado Rafael Sobis. Outro reforço que pode ser confirmado na próxima semana é Jonathan Copete, do Santos.


Tags: mercado empréstimo cruzeiroec americarn mercadobola Zé Eduardo