Atlético-GO
None

ATLÉTICO

Pior público do ano, menor renda na Série A: Atlético apresenta déficit em virada no Horto

Equipe alvinegra derrotou o lanterna Atlético-GO por 3 a 2 nessa quinta-feira

postado em 10/11/2017 18:11 / atualizado em 11/11/2017 15:12

Bruno Cantini/Atlético
Retorno das vitórias no Independência, sobrevida na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores. A noite dessa quinta-feira terminou de forma positiva para o Atlético. Mas nem tudo foram flores. O triunfo de virada por 3 a 2 sobre o Atlético-GO registrou o pior público do clube alvinegro como mandante na temporada.

No total, apenas 8.204 torcedores foram ao Independência. Além de ter sido a partida com menor número de presentes, foi também a primeira vez que o Atlético levou menos de 10 mil a um jogo como mandante em 2017. Antes, o pior público da temporada havia sido na derrota por 3 a 1 para o Vitória, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando 10.865 pessoas foram ao estádio.

A quantidade de torcedores que vão a jogos do Atlético na Série A de 2017, inclusive, contradiz marcas históricas. O clube alvinegro liderou o ranking de média de público do Brasileirão em nove oportunidades: 1977, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1997, 1999 e 2001. O número é igual ao do Corinthians e inferior apenas ao do Flamengo (12 vezes), donos das maiores torcidas do Brasil.


Nesta edição da Série A, a média de público do Atlético como mandante é de 13.775 torcedores. É a 11ª marca da competição, à frente de Sport, Coritiba, Santos, Botafogo, Vitória, Chapecoense, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO. 

A vez que o clube mineiro levou mais pessoas ao estádio foi na derrota para o líder Corinthians, pela 18ª rodada da competição. Na ocasião, o Mineirão recebeu 45.259 torcedores. Foi a única partida que o Atlético mandou no estádio no Brasileirão.

Prejuízo

Apesar da vitória sobre o Atlético-GO, a fase da equipe em casa não é das melhores. Afinal, são apenas 19 pontos conquistados em 17 jogos como mandante no Brasileirão (cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas).

Para mudar o cenário de públicos menores que o comum no Independência, a diretoria do Atlético optou por reduzir o preço médio dos ingressos. Mesmo assim, o público ainda não aumentou como o esperado - especialmente para uma reta final de Campeonato Brasileiro. 

E os números advindos dos públicos menores fazem diferença nas finanças do clube alvinegro. Nessa quinta-feira, foram apenas R$ 110.055,00 arrecadados com ingressos vendidos. É o menor valor registrado pelo Atlético como mandante nesta edição do Brasileirão. De acordo com o borderô oficial da partida, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Atlético teve déficit de mais de R$ 22 mil.

A chance de começar a mudar o cenário será daqui duas rodadas. Após enfrentar o Bahia, em Salvador, e o Vasco, no Rio de Janeiro, o Atlético volta a Belo Horizonte para encarar o Coritiba, no Independência. A partida está marcada para domingo, dia 19 de novembro, e vale pela 36º rodada. Depois disso, o clube alvinegro ainda duela em casa contra o Grêmio, pela última partida da Série A.

Tags: atleticomg interiormg galo futnacional seriea atleticogo