Atletico-MG

Desafios para o corpo e a mente

Além da pesada sequência de jogos, atletas do Galo lidam com a ansiedade pela estreia na Copa Libertadores e a pressão por resultados

Roger Dias

Em fase de últimos ajustes para o pontapé inicial na temporada de 2013, o Atlético tenta encarar um adversário extra que não se encontra dentro das quatro linhas: a ansiedade. Não bastasse a tarefa de trabalhar o lado emocional para o clássico contra o Cruzeiro, domingo, às 17h, na reabertura do Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, os jogadores ainda vivem a expectativa de estrear na Copa Libertadores com o pé direito.


“Estamos preparados para as críticas e para os obstáculos. A cada ano, o futebol brasileiro fica mais forte e os clubes vêm se preparando muito. Fizemos campanha maravilhosa no ano passado e agora nossa missão é outra, ainda mais complexa. Mas estamos preparados e mais fortes para lidar com todos os problemas”, ressalta o atacante Bernard, que jogará pela primeira vez no Mineirão como profissional.

Ele espera que o seu desempenho individual seja o mesmo do último jogo entre os arquirrivais da capital mineira: marcou o primeiro gol do Galo na vitória por 3 a 2, no Independência, resultado que garantiu a vaga direta à fase de grupos da Libertadores.

O lateral-esquerdo e volante Richarlyson tem motivos de sobra para aguardar o jogo contra o Cruzeiro. Titular no clássico que marcou a despedida de 2012, ele acredita que conquistou a confiança da diretoria e renovou o contrato justamente depois daquela boa atuação. “Eu fico muito ansioso para jogar. Me sinto à vontade em grandes jogos. Será uma partida complicada, truncada e de equilíbrio mental. Brigo pelo meu espaço hoje, mas os outros também merecem ser titulares e sempre vou querer o melhor para a equipe.”

RECONHECIMENTO O time alvinegro faz treino de reconhecimento do gramado do Mineirão na sexta-feira, às 16h. Cuca quer que os comandados sintam bem a diferença em relação ao gramado e à distância das cadeiras.

A comissão técnica ainda estuda marcar mais um jogo-treino para amanhã contra adversário ainda não definido. A equipe fez três testes este ano e venceu todos: contra Villa Nova (4 a 1), Minas Futebol (4 a 0) e Guarani (3 a 2).


MEMÓRIA
A última vez
O Atlético jogou pela última vez no Mineirão contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Galo não se deu bem em sua despedida do estádio, em 6 de junho daquele ano: perdeu por 1 a 0, gol do atacante Washington, e ficou em situação complicada no Brasileiro na pausa antes da Copa do Mundo da África do Sul. O atacante Neto Berola é o único do grupo atual que estava naquele jogo.