Atletico-MG

Gol para a geração do Rei

Jornalistas dos Associados Minas elegem o time de 1980 como o melhor Atlético de todos os tempos, inspirados em coluna de Fred Melo Paiva

Ludymilla Sá




Leia mais no ESTADO DE MINAS desta sexta-feira

TV ALTEROSA traz reportagem especial sobre o tema, nesta sexta, às 12h25

Fascinado pelo futebol envolvente e pela boa campanha do Atlético na temporada, o colunista do Estado de Minas Fred Melo Paiva elegeu o time de 2013 o melhor de todos os tempos. Polêmica à vista! A coluna publicada no sábado serviu de inspiração ao EM para a produção de uma enquete com jornalistas dos Associados Minas sobre qual alvinegro foi o mais brilhante desde a conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1971. Para seis dos 11 profissionais entrevistados, o Galo de 1980, que tinha Reinaldo, Luizinho, Cerezo, Palhinha, Éder e cia. é soberano sobre a formação atual e as de 1971 e de 1977. De a sua opinião na enquete do Superesportes

Mas o assunto é tão delicado que divide até dois dos protagonistas eleitos. Para Reinaldo, maior ídolo do alvinegro e maior artilheiro da história do clube, com 255 gols, o tempo dilui qualquer comparação. Ele concorda com Fred Melo Paiva, mas chama a atenção para a qualidade dos times montados em 1976 e 1977. “Aqueles também eram muito bons. Se tivesse um confronto entre eles, daria empate. Mas a equipe atual está jogando um futebol espetacular.”

Segundo Reinaldo, a versatilidade do Galo de 2013 é o diferencial. “É um time mais versátil, mais técnico e o Cuca tem várias ações de jogo em todos os setores. O Marcos Rocha tem passe perfeito, o Réver é um zagueiro ultramoderno, o Leonardo também tem qualidades. A zaga é veloz e bastante alta. O Ronaldinho dispensa comentários, é genial. O Tardelli é muito objetivo, é craque. Ainda tem a velocidade e a categoria do Bernard. O Jô é um centroavante canhoto e isso é bastante interessante”, pontuou.

Ponta de lança naquela equipe, Palhinha discorda de Reinaldo. Para ele, o Galo deste ano só vai ser melhor se conquistar um título importante. “Fica até complicado opinar, porque eu fazia parte daquele time, mas no futebol tudo é momento, fase. O de 1980 ficou marcado por mesclar experiência e juventude, e o de 2013 vai marcar se obtiver uma grande conquista. Nós fomos prejudicados pela arbitragem tanto nacional quanto na Libertadores. Não adianta ter grande potência sem ter grandes conquistas”.
Time de 1980: João Leite, Osmar, Luizinho, Orlando, Cerezo e Jorge Valença; Pedrinho Gaúcho, Chicão, Reinaldo, Palhinha e Éder


Palhinha mencionou a polêmica decisão do Brasileiro de 1980, quando o Galo foi vice-campeão depois de triunfo na primeira partida contra o Flamengo por 1 a 0, no Mineirão, e derrota por 3 a 2 no Maracanã. Para ele, não fosse a interferência da arbitragem a favor do rubro negro, o Galo teria conquistado o segundo título brasileiro e se consagrado, indiscutivelmente, como o mais eficiente de todos os tempos.

ADVERSÁRIOS

Astro do Fla, o armador Zico é reticente quanto a comparações. “O Atlético atualmente joga muito bem. Ele consegue aliar experiência e juventude. Mas aquele time do passado era um timaço, muito bom, e vários deles serviram à Seleção e tudo é questão de momento.”

O centroavante Serginho, que atuou pelo São Paulo, vê semelhanças com a geração vice-campeã em 1977. “Eu equiparo com o de agora. Um time fantástico, uma coisa absurda. Eu comparo a maneira ofensiva de jogar, mas são épocas diferentes. Os dois são excepcionais. Eu não posso escolher um só”.

Em campo no jogo que deu o campeonato brasileiro de 1971 ao Atlético, atuando pelo Botafogo, Jairzinho diz que as conquistas são seu referencial: “Cada momento é único, mas o time de 71 foi campeão brasileiro, e o de 2013 não ganhou nada até agora. O Atlético vive uma situação privilegiada hoje, pois está bem na Libertadores, mas precisa conquistar o título para provar que é melhor que aquele.” (Com Luiz Martini, do Superesportes)