Atletico-MG

À espera da decisão: taça da Copa Libertadores está a 100 metros do Atlético

Troféu está exposto no museu da Conmebol, localizado ao lado do hotel do Galo

Taças de vários torneios sul-americanos expostas no museu oficial da Conmebol, em Luque



VEJA FOTOS DO MUSEU DO FUTEBOL SUL-AMERICANO


Rodrigo Fonseca e Thiago de Castro
Enviados especiais a Assunção
Museu da Conmebol em Luque


Cem metros separam o Atlético da taça de campeão da Copa Libertadores. Ao lado do hotel do Galo, em Luque, Grande Assunção, no Paraguai, está o museu da Conmebol. Lá se encontra exposto o troféu original da competição.

Mas para levar esse prêmio o Galo terá mais do que atravessar esses 100 metros. A conquista da taça depende de duas partidas contra o Olimpia, na decisão do torneio. A primeira nesta quarta-feira, em Assunção. A finalíssima na quarta da semana que vem, no Mineirão.

Conquistada, a taça fica com o campeão por três meses. Depois, ela é devolvida à Conmebol e uma réplica é enviada ao clube. Nela é fixada uma placa com a identificação do time vencedor. Uma curiosidade é que ainda não consta o nome do Corinthians, campeão em 2012.

Ainda no museu, o torcedor poderá conhecer todos os troféus colocados em disputa pela entidade que comanda o futebol sul-americano. O torcedor do Atlético que for ao local verá de perto a taça da Conmebol, erguida duas vezes pela equipe, em 1992 e 1997.

A primeira Conmebol traz boas lembranças ao atleticano. Ela foi ganha justamente em cima do Olímpia, adversário da decisão da Libertadores deste ano.



Taça da Conmebol conquistada pelo Atlético nos anos de 1992 e 1997