Superesportes

JUSTIÇA

Fifa estuda estender pena e Anelka pode cumprir cinco jogos de punição pelo Galo

Sanção se deve a gestos considerados antissemitas feitos pelo jogador em uma partida

Thiago Madureira
Anelka e o controverso Dieudonné M'bala M'bala (acima). No West Bromwich, atacante comemora com gesto La Quenelle contra o West Ham - Foto: Montagem: Reprodução e AFP PHOTO/IAN KINGTONO francês Nicolas Anelka, novo reforço do Atlético, pode ter que cumprir suspensão de cinco jogos com a camisa do Galo. Isso porque a Fifa estuda estender uma pena aplicada pela FA - entidade que controla o futebol na Inglaterra - ao atacante em escala mundial.
A sanção se deve a gestos considerados antissemitas feitos pelo jogador na comemoração de um gol do West Bromwich contra o West Ham, em dezembro do ano passado.

Segundo Anelka, o gesto 'La Quenelle' (mão aberta sobre o braço esticado) foi em homenagem ao amigo e comediante Dieudonné M’bala M’bala, figura controversa que atua na extrema direita da política francesa.

O jogador tentou se defender, mas acabou punido com cinco jogos e uma multa no valor de 80 mil libras, em fevereiro. Porém, o francês rompeu o contrato com o clube inglês e não cumpriu a pena. Assim, a Fifa analisa a possibilidade de ele cumprir as cinco partidas em sua próxima equipe, agora o Atlético.

Em março, a entidade máxima do futebol comunicou que a extensão da sanção será analisada, mas não voltou a se pronunciar sobre o caso.

A chegada de Aneka a Belo Horizonte não aconteceu nesse domingo, conforme inicialmente previsto. O jogador perdeu o voo em Londres e deve desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira.