Atletico-MG

Estatísticas: Galo finaliza o dobro de vezes do Atlas, mas erra muitos passes e centraliza jogo

Mapa de calor da partida revela que o Atlético atuou pouco pelos lados do campo

Arthur Sala Minoves

Galo deu o dobro de disparos do rival, 10 contra 5, mas mesmo assim não conseguiu balançar as redes

Futebol não é uma ciência exata. A análise das estatísticas do jogo entre Atlético e Atlas comprova essa máxima. Segundo dados divulgados pelo site da Conmebol, o Galo teve maior posse de bola, trocou um número maior de passes e chutou mais vezes ao gol. Mas, no fim das contas, não conseguiu fazer com que o domínio nas estatísticas se refletisse no resultado final. O alvinegro foi derrotada por 1 a 0, no Independência, e agora amarga a lanterna do Grupo 1 da Copa Libertadores.


Dentre os números do confronto, destaque para a quantidade de chutes desperdiçados pelo Atlético. O Galo deu o dobro de disparos do rival, 10 contra 5, mas mesmo assim não conseguiu balançar as redes - quatro foram em direção ao interior da meta rival e seis para fora.

Apesar de ter apresentado maior posse de bola no confronto (53% contra 47%), o Galo errou muitos passes no Independência. O Atlético teve 72% de acerto nesse segundo fundamento, dando 73 passes errados em 257 tentativas. Mesmo sem apresentar muita qualidade nesse quesito, o Atlas teve números superiores ao adversário – 78% de aproveitamento, com 171 acertos e 54 erros.

O mapa de calor do confronto revela que o Atlético centralizou muito o jogo, atuando pouco pelos lados do gramado. Sem contar com os laterais titulares Marcos Rocha e Douglas Santos, que se recuperam de lesão muscular, o Galo concentrou suas ações pelo meio de campo. Os substitutos Patric e Lucas Cândido não tiveram atuação de destaque, com o primeiro sendo, inclusive, vaiado pela torcida. O Atlas, por outro lado, jogou  forma mais homogênea pelos diversos setores do gramado, com leve predominância pela ponta esquerda.

Mapa de calor: Atlético centraliza o jogo e atua pouco pelas laterais; ações do Atlas foram mais 'homogêneas'


ESTATÍSTICAS

Finalizações:

Atlético - 10
Atlas - 5


Roubadas de bola:

Atlético - 22
Atlas - 16

Faltas:
Atlético - 9
Atlas - 15

Posse de bola:
Atlético - 53%
Atlas - 47%

Passes:
Atlético – 184 corretos e 73 incorretos
Atlas – 171 corretos e 54 incorretos

 

Fonte: Conmebol